Impostos mais altos na compra de carro novo
2 participantes
Fórum Fafe :: Geral :: Noticias
Página 1 de 1
Impostos mais altos na compra de carro novo
O sector automóvel sai fortemente penalizado com a proposta de Orçamento do Estado para 2010.
Quem comprar carro novo este ano vai pagar em média mais 1,73% de imposto sobre veículos (ISV) e vê o imposto único de circulação (IUC) subir 5,4%, quando a inflação prevista é de 0,8%.
Isto depois de, em 2009, as vendas de ligeiros de passageiros novos em Portugal terem tido "o pior resultado dos últimos 22 anos" e num ano em que deveriam "manter-se os estímulos à economia", frisou ao DN o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (Acap), Hélder Pedro.
O mesmo se aplica aos incentivos ao abate de veículos em fim de vida, que contribuíram para que a queda do mercado no ano passado (-24,6%) não tivesse sido ainda maior. O programa encontra-se suspenso desde o final de 2009 mas, de acordo com a proposta do OE, o Governo pretende mantê-lo em 2010, inclusive com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro. Mas limita a 130 g/km o valor máximo das emissões de CO2, que poderá ter o veículo novo para substituição do que foi para abate, para beneficiar deste apoio, o que "deixa de fora 25% do mercado", segundo a Acap.
Por outro lado, o valor dos incentivos deverá baixar de 1250 a 1500 euros, que vigoraram a partir de Agosto de 2009, para os anteriores 1000 e 1250 euros. Já a idade dos veículos elegíveis aumenta de oito a 13 anos para 10 a 15, no primeiro caso, e de mais de 13 anos para mais de 15, no segundo. Contas feitas, "há uma retirada parcial dos incentivos, quando deveriam manter-se nos mesmos moldes", defende Hélder Pedro.
O fim da dupla tributação também não irá beneficiar o consumidor. O Governo vai pedir uma autorização legislativa para eliminar o IVA (imposto sobre o valor acrescentado) sobre o ISV, mas irá aumentar este para compensar a perda de receitas. Ou seja, o peso da carga fiscal sobre o preço dos carros, na melhor das hipóteses, mantém- -se. A medida é ainda mais penalizante para os comerciais ligeiros que beneficiavam de reembolso de IVA. Com a transferência deste para o ISV deixa de haver devolução daquele valor. "É frustrante, em vez de diminuir, a carga fiscal sobre o sector aumenta", desabafou o secretário-geral da Acap.
Também o Automóvel Clube de Portugal (ACP) reagiu, em comunicado, ao que classifica de "uma falácia" e fez notar que entretanto o ISV já sobe, "sobretudo nos modelos mais populares".
Os dois últimos escalões são os mais penalizados, atingindo no último aumentos superiores a 3%, mas em média há um acréscimo de 1,73%, quando a inflação prevista é de 0,8%. A par disso, para os veículos matriculados em 2010, o IUC aumenta 5,4%. Apenas os restantes são actualizados pela inflação.
Para a compra de carros exclusivamente eléctricos, o OE 2010 prevê uma série de benefícios fiscais: isenção de ISV e de IUC; cinco mil euros para cada uma das primeiras cinco mil unidades; 1500 euros se houver lugar a incentivos ao abate; deduções em IRS e IRC. Mas ainda não estão à venda e, a ser lançado algum este ano, será no fim de 2010.
As empresas de rent-a-car também vêem aumentar as exigências para reduzirem o ISV em 50%.
Quem comprar carro novo este ano vai pagar em média mais 1,73% de imposto sobre veículos (ISV) e vê o imposto único de circulação (IUC) subir 5,4%, quando a inflação prevista é de 0,8%.
Isto depois de, em 2009, as vendas de ligeiros de passageiros novos em Portugal terem tido "o pior resultado dos últimos 22 anos" e num ano em que deveriam "manter-se os estímulos à economia", frisou ao DN o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (Acap), Hélder Pedro.
O mesmo se aplica aos incentivos ao abate de veículos em fim de vida, que contribuíram para que a queda do mercado no ano passado (-24,6%) não tivesse sido ainda maior. O programa encontra-se suspenso desde o final de 2009 mas, de acordo com a proposta do OE, o Governo pretende mantê-lo em 2010, inclusive com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro. Mas limita a 130 g/km o valor máximo das emissões de CO2, que poderá ter o veículo novo para substituição do que foi para abate, para beneficiar deste apoio, o que "deixa de fora 25% do mercado", segundo a Acap.
Por outro lado, o valor dos incentivos deverá baixar de 1250 a 1500 euros, que vigoraram a partir de Agosto de 2009, para os anteriores 1000 e 1250 euros. Já a idade dos veículos elegíveis aumenta de oito a 13 anos para 10 a 15, no primeiro caso, e de mais de 13 anos para mais de 15, no segundo. Contas feitas, "há uma retirada parcial dos incentivos, quando deveriam manter-se nos mesmos moldes", defende Hélder Pedro.
O fim da dupla tributação também não irá beneficiar o consumidor. O Governo vai pedir uma autorização legislativa para eliminar o IVA (imposto sobre o valor acrescentado) sobre o ISV, mas irá aumentar este para compensar a perda de receitas. Ou seja, o peso da carga fiscal sobre o preço dos carros, na melhor das hipóteses, mantém- -se. A medida é ainda mais penalizante para os comerciais ligeiros que beneficiavam de reembolso de IVA. Com a transferência deste para o ISV deixa de haver devolução daquele valor. "É frustrante, em vez de diminuir, a carga fiscal sobre o sector aumenta", desabafou o secretário-geral da Acap.
Também o Automóvel Clube de Portugal (ACP) reagiu, em comunicado, ao que classifica de "uma falácia" e fez notar que entretanto o ISV já sobe, "sobretudo nos modelos mais populares".
Os dois últimos escalões são os mais penalizados, atingindo no último aumentos superiores a 3%, mas em média há um acréscimo de 1,73%, quando a inflação prevista é de 0,8%. A par disso, para os veículos matriculados em 2010, o IUC aumenta 5,4%. Apenas os restantes são actualizados pela inflação.
Para a compra de carros exclusivamente eléctricos, o OE 2010 prevê uma série de benefícios fiscais: isenção de ISV e de IUC; cinco mil euros para cada uma das primeiras cinco mil unidades; 1500 euros se houver lugar a incentivos ao abate; deduções em IRS e IRC. Mas ainda não estão à venda e, a ser lançado algum este ano, será no fim de 2010.
As empresas de rent-a-car também vêem aumentar as exigências para reduzirem o ISV em 50%.
FreezingMoon- FórumAdmin
- Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008
Re: Impostos mais altos na compra de carro novo
É bom.
Um gajo só tem de se endividar 5-6 anos para comprar um utilitário, isto vem ajudar.
Um gajo só tem de se endividar 5-6 anos para comprar um utilitário, isto vem ajudar.
Quim- Hardcore User
- Número de Mensagens : 437
Data de inscrição : 22/04/2009
Re: Impostos mais altos na compra de carro novo
o IUC de quem compra carro este ano deve ser prai 250€ anuais. mais do que um seguro normal
viva o roubo.
ainda por cima para andar em estradas esburacadas,mal sinalizadas e depois de chegar ao destino nao ter estacionamento....a nao ser que se pague.claro
viva o roubo.
ainda por cima para andar em estradas esburacadas,mal sinalizadas e depois de chegar ao destino nao ter estacionamento....a nao ser que se pague.claro
FreezingMoon- FórumAdmin
- Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008
Tópicos semelhantes
» aventura na compra de um novo telemovel
» O carro mais barato do mundo
» Acordaram com um carro na cama
» O carro mais barato do mundo
» Acordaram com um carro na cama
Fórum Fafe :: Geral :: Noticias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|