Orgulho e Auto-Estima

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Orgulho e Auto-Estima

Mensagem por ajgod em Sex 12 Mar 2010, 16:53

Achei interessante:



Tenho lido no Blog algumas considerações sobre a falta de auto estima dos fafenses. A relutância em assumir as coisas boas que existem no nosso concelho e as lamentações e queixumes que denotamos parecem confirmar esta “tese”. Existe, talvez, um sentimento demasiadamente negativista na nossa identidade. As razões não são assim tão objectivas mas podemos ir buscar algumas respostas ao nosso passado recente. Poderemos falar do fim do comboio, do fecho prolongado do cine teatro, da crise do têxtil, da perda do rallye de Portugal, entre outras, que afectaram o nosso orgulho.
Ao longo dos anos, certamente, sofremos mutações na sociedade que influenciaram decisivamente a nossa estima mas nunca conseguimos substituir a perda da maior manifestação colectiva que alguma vez tivemos. Falo do rallye de Portugal que granjeava a simpatia e a adoração de todos. Talvez, a “romaria” mais grandiosa e unificadora da estima e do orgulho de sermos fafenses. O epíteto da “terra do rallye” enchia-nos de um orgulho que não era superado pela “terra da justiça”.
O rallye atraía gente de todo o Portugal e milhares de espanhóis. Fafe ganhou a fama de “catedral dos rallyes” e o concelho tornou-se referência neste tipo de provas ao mesmo tempo que fazíamos uma promoção turística do concelho inigualável.
Não me lembro de outro acontecimento mobilizar e entusiasmar tanto as gentes de Fafe. Relembro, com saudade, dos dias sem aulas, das noites a acampar nas Serras frias de Fafe, do convívio, das longas caminhadas a pé para o “Confurco” ou para o “Salto da Lameirinha”, das boleias inesperadas e dos farnéis…
Os fafenses sentiam orgulho em dizer que eram de Fafe, em dizer que eram da “terra do rallye”.
Actualmente, continuamos a ter importantes manifestações colectivas mas nenhuma tão marcante na nossa identidade como o rallye de Portugal. As festividades da Sra de Antime, as Feiras Francas são importantes para o concelho, tal como a Volta a Portugal, mas esta não substituiu a “fama” do rallye, nem sequer as outras elevam assim tanto o nosso ego.
E, as manifestações colectivas, quando congregam todos, são determinantes para mobilizar as forças vivas concelhias, a auto-estima individual dos fafenses e a captação de novos públicos. E, isso tem faltado… claramente!

Pedro Fernandes

@ http://blogmontelongo.blogspot.com/2010/03/orgulho-e-auto-estima.html

_________________
avatar
ajgod
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1497
Idade : 27
Localização : Fafe @ Braga
Data de inscrição : 18/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum