Berardo testa exploração de petróleo em Portugal

Ir em baixo

Berardo testa exploração de petróleo em Portugal

Mensagem por King_Pito em Qua 16 Jun 2010, 11:29

O sonho do empresário Joe Berardo de encontrar petróleo em Portugal está mais perto de se tornar realidade. A Mohave Oil & Gas, empresa canadiana que tem o comendador como principal accionista, deu início aos estudos de sísmica tridimensional na concessão que detém na zona de Aljubarrota, acreditando que poderá encontrar petróleo ainda este ano.

"O petróleo pode vir a ser a salvação do nosso país", revelou o empresário, mostrando-se optimista quanto a um resultado positivo. É a primeira vez que se realizam em Portugal estudos de sísmica tridimensional, que servem para apurar as formas geométricas das estruturas geológicas. Esta pesquisa é necessária para que a perfuração dos poços avance até ao final do ano. Neste particular, a Mohave está à frente da Galp, da Petrobras e de outras empresas que vão realizar estudos idênticos nas suas concessões ao largo da costa nacional (ver infografia).

"A Petrobras e a Galp vão investir 300 milhões de dólares em Portugal e vão usar a mesma tecnologia. Ninguém seria louco para investir isto se não existisse petróleo! O desafio é conseguir extraí-lo", salientou Berardo.

Antes de arrancar com os investimentos na exploração de petróleo em Portugal, a Mohave Oil & Gas pediu um estudo à Sed Strat Geoscience, empresa que trabalha com gigantes como a Petrobras ou a Chevron, para avaliar a quantidade de crude que poderá existir no subsolo nacional. E os resultados não podiam ser mais animadores: segundo a Sed Strat, há 50% de probabilidades de os dois blocos detidos pela Mohave conterem 486,8 milhões de barris, o suficiente para abastecer o país durante quase cinco anos e cerca de dez vezes menos do que as gigantescas reservas brasileiras do Tupi, que a Galp explora no Atlântico Sul.

Aos preços actuais, este filão valerá 30,6 mil milhões de euros. Na estimativa mais pessimista da Sed Strat, serão 18,2 milhões de barris de crude, o que à cotação actual equivale a 1,1 mil milhões de euros, um valor que garante a viabilidade comercial do projecto. O crude que for extraído será vendido à Galpenergia.

in Económico

_________________
avatar
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 27
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Berardo testa exploração de petróleo em Portugal

Mensagem por jorge_bighit em Qua 16 Jun 2010, 16:05

Talvez seja a nossa única salvação, apesar de estarmos a dar continuidade aos combustíveis fósseis.
avatar
jorge_bighit
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 303
Data de inscrição : 18/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Berardo testa exploração de petróleo em Portugal

Mensagem por kpax em Qua 16 Jun 2010, 17:21

a nossa salvaçao e quando houver rigor no estado portugues....
avatar
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 28
Data de inscrição : 21/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Berardo testa exploração de petróleo em Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum