Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EUA retiraram do Iraque últimas tropas de combate

Ir para baixo

EUA retiraram do Iraque últimas tropas de combate Empty EUA retiraram do Iraque últimas tropas de combate

Mensagem por FreezingMoon Sex 20 Ago 2010, 07:30

Em sete anos de invasão, 4415 soldados americanos morreram no solo iraquiano

Oito anos depois da chegada, a partida foi muito diferente: aconteceu pela calada da noite, da forma mais discreta possível. A 4.ª Brigada de Atiradores da segunda divisão de infantaria, que estava destacada em Abu Ghraib, um dos locais mais perigosos do Iraque, abandonou ontem o país, em direcção ao vizinho Koweit. Era a última unidade norte-americana de combate estacionada no Iraque e partiu duas semanas antes do previsto. Deixando para trás um país muito longe da pacificação, ao contrário do que prometeu o ex- -presidente George W. Bush, quando mandou invadir o Iraque, em Março de 2003. Os EUA chegaram a ter 150 mil soldados no país.

O actual Presidente, Barack Obama, que sempre se opôs à invasão, foi surdo aos últimos apelos que lhe chegaram de Bagdad. O comandante-chefe das forças armadas iraquianas, general Babakir Zebari, considerou há dias "prematura" a partida americana.

Em bom rigor, não é um adeus definitivo. Washington conservará até ao final de 2011 cerca de 50 mil militares estacionados em território iraquiano. Mas estes militares não participam em acções ofensivas: vão limitar-se a executar operações de carácter defensivo que lhes sejam solicitadas por Bagdad.

A prioridade agora será dada à "cooperação civil", acentuou ontem o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Philip J. Crowley. Washington continuará a injectar largos milhões de dólares no Iraque, mantendo a esperança de que a frágil estrutura política entretanto montada no país seja capaz de enfrentar os desafios mais prementes, designadamente a violência endémica que ali subsiste. O mais recente atentado suicida, contra um centro de recrutamento do exército iraquiano, terça-feira, provocou 59 mortos em Bagdad.

Xiitas e sunitas continuam de dedo no gatilho, enfrentando-se mutuamente, enquanto subsiste um impasse institucional: não foi possível formar um Governo desde as legislativas de Março. O país permanece à mercê do Executivo interino de Nouri Al--Maliki, com o Parlamento fragmentado entre várias forças.

Os representantes de empresas privadas de segurança verão o seu número duplicar a curto prazo: de acordo com o New York Times, espera-se que passem a ser sete mil. O que não invalida um sentimento generalizado de insegurança no país, segundo a AFP (ver caixa).

Ao deixarem o Iraque, as últimas tropas de combate americanas viram uma página num conflito que permanece interminável: nestes sete anos, 4415 dos seus camaradas morreram. As vítimas civis são em número incomparavelmente maior: entre 97 mil e 106 mil, dependendo das fontes consultadas. É hoje consensual: foi um erro crasso desmantelar o exército iraquiano em 2003.
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Iraque

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos