Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Passwords Seguras

4 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Passwords Seguras Empty [Tutorial] Passwords Seguras

Mensagem por miro29 Sex 04 Abr 2008, 08:45

N sei se é aqui que devo postar mas aqui fica ... tongue


Hoje em dia, é inevitável precisar-se de passwords. Tanto para entrar neste fórum como para entrar no mail que usaram para o registo, precisaram de passwords. São a única forma de identificar alguém na internet.

A segurança duma password é algo de EXTREMA IMPORTÂNCIA. Ter uma password igual ao username é comum (infelizmente), e portanto é demasiado fácil de descobrir, o que pode levar a que certas contas sejam roubadas. Portanto, deixo aqui algumas dicas que penso serem úteis para fazer uma password relativamente segura:

Importante: Tentem, sempre que possível, usar passwords longas. Até palavras como "importante", "infelizmente", "otorrinolaringologista", "ALojaDoMestreAndré"... qualquer coisa dá, desde que seja suficientemente longa.



Geralmente este tipo de coisas é "privado", mas gosto tanto disto que talvez fique melhor dizê-lo...
Este método foi pensado por mim e tem copyright xD

Algumas dicas para uma password longa, e acima de tudo, segura:

Imaginem uma password:
MUITOIMPORTANTE
Agora passem para 13375P34K (LEETSPEAK) os caracteres mais básicos (A=4, E=3, I=1, O=0, S=5, T=7):

MU1701MP0R74N73

já têm letras e números.
Agora, de todas as letras que têm, deixem algumas maiúsculas e outras minúsculas. Vou passar o MUMPRN para MUMprn:

MU1701Mp0r74n73

já têm os números 1, 7, 0, 4 e 3. Agora, para os transformarem em caracteres "estranhos", pressionem o shift quando carregarem em alguns neles, mas mantenham outros. Neste caso, vou manter os últimos dois números, e modificar os restantes.
Password final:

MU!/=!Mp=r/$n73

! é Shift+1
= é Shift+0
/ é Shift+7
$ é Shift+4


Rapidamente:
MUITOIMPORTANTE
MU1701MP0R74N73
MU170IMp0r74n73 »» No passo seguinte, quando se pressionar em 1, 7, 0, 0, 7 e 4, carrega-se no SHIFT.
MU!/=IMp=r/$n73

Comparem MUITOIMPORTANTE com MU!/=IMp=r/$n73. Esta última tem 15 caracteres, tem letras maiúsculas, letras minúsculas, números e outros caracteres. Basicamente, tudo o que se precisa para uma password segura.
É assim que eu faço passwords mais estranhas. Tem a sua lógica, e pelo menos para mim é fácil de decorar. A melhor vantagem está nas variações - posso sempre trocar quais ficam maiúsculas e minúsculas, e fico com MU!/=IMp=r/$n73 e mu!/=umP=R/$N73

Usem e abusem passwords seguras é o que se precisa agora. Por experiência própria, posso dizer que um keylogger tem imensas dificuldades em capturar caracteres do layout português, como o shift+ (1 -> 0). !"#$%&/()=. Geralmente, o resultado registado nem sempre é aquilo que é realmente pressionado.

Não prometo milagres só por usar uma password assim, mas posso garantir que ninguém a irá descobrir facilmente e ao menos ficam com um método mais lógico do que "espetar" caracteres aleatórios no meio duma password para mais tarde se perguntarem "epah, usei = ou &? E meti antes ou depois disto?"... ficam com uma estrutura já feita e difícil de ESQUECER a sério.

As dicas estão dadas. Melhor do que isto é complicado

Espero que ajude, especialmente os menos cuidadosos ou os mais ingénuos.



king
miro29
miro29
FórumMod
FórumMod

Número de Mensagens : 322
Idade : 33
Localização : fafe :D
Data de inscrição : 18/03/2008

http://www.copos.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Passwords Seguras Empty Re: [Tutorial] Passwords Seguras

Mensagem por King_Pito Sex 04 Abr 2008, 10:21

Apenas utilizo em alguns casos o uso de maiúsculas na pass... tipo, a minha pass aqui no forum é pITo69
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Passwords Seguras Empty Re: [Tutorial] Passwords Seguras

Mensagem por MaNg Sáb 05 Abr 2008, 07:30

KiNg_PiTo escreveu:Apenas utilizo em alguns casos o uso de maiúsculas na pass... tipo, a minha pass aqui no forum é pITo69

lol! lol! lol!

Bom post Wink
MaNg
MaNg
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 362
Idade : 36
Localização : Fafe
Data de inscrição : 17/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Passwords Seguras Empty Re: [Tutorial] Passwords Seguras

Mensagem por FreezingMoon Dom 11 maio 2008, 22:36

bom post...realmente e preciso ter cuidado com algumas pass...





a pass mais genial k descobri alguem usar ate hoje foi....


BENFICA


elephant pig pig pig affraid cat alien monkey
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Passwords Seguras Empty Re: [Tutorial] Passwords Seguras

Mensagem por King_Pito Seg 12 maio 2008, 01:11

eu sei quem usa 12345 no msn... lol
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Passwords Seguras Empty Re: [Tutorial] Passwords Seguras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos