Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exposição sobre a emigração Portuguesa

Ir para baixo

Exposição sobre a emigração Portuguesa Empty Exposição sobre a emigração Portuguesa

Mensagem por ajgod Qui 20 Mar 2008, 05:36

A Câmara Municipal de Fafe aprovou um protocolo de colaboração com a Secretaria-geral da Presidência da República tendo em vista a apresentação conjunta da exposição “Terra Longe, Terra Perto – Traços da Emigração Portuguesa”, que abriu oficialmente ao público no dia 15 de Março, na Casa Municipal de Cultura, mantendo-se patente até 30 de Agosto.

A segunda daquelas entidades, através do Museu da Presidência da República, desenvolveu ao longo do ano de 2007 um trabalho de investigação, recenseamento e inventariação de espólio relativo à temática da emigração portuguesa, desde finais do século XIX até aos anos 80 do século XX, cujo resultado parcialmente se materializa na organização da referida exposição temporária, que já esteve patente nas cidades de Setúbal e de Lisboa.

Exposição sobre a emigração Portuguesa Zna00k

A exposição vai, assim, manter-se patente ao público da região ao longo de cerca de cinco meses e meio, no horário diário das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira e aos sábados das14h00 às 17h30.

O protocolo estabelece os deveres de cada uma das entidades relativamente à montagem, vigência e desmontagem da exposição.

O longo tempo de permanência da exposição, que se enquadra no esforço de afirmação do projecto do Museu da Emigração e das Comunidades Portuguesas, sedeado em Fafe, permitirá que seja visitada pelas escolas do concelho e da região norte, marcada pelo fenómeno emigratório e bem assim possibilitará que nos meses de Verão possa ser vista pelos muitos emigrantes que regressam à terra natal, para gozo de férias.

A mostra é composta por diversas obras de arte relacionadas com a emigração, de nomes como Paula Rego, Almada Negreiros, Júlio Pomar, Vieira da Silva, José Malhoa e Stuart Carvalhais, entre outros, objectos e iconografia ligados à memória da emigração, de carácter religioso ou etnográfico, fotografias e documentos que espelham as várias fases do universo migratório: a partida, o diálogo com os povos de acolhimento, e o regresso ao rincão de origem.

A exposição evidencia, assim, a representação artística da emigração e a expressão cultural e afectiva dos emigrantes e das suas comunidades, sendo o seu espólio cedido por museus públicos e privados, assim como particulares, de todo o país, estando também em exibição documentos e objectos provenientes do concelho de Fafe.

In cm-fafe
ajgod
ajgod
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1497
Idade : 34
Localização : Fafe @ Braga
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Exposição sobre a emigração Portuguesa Empty Re: Exposição sobre a emigração Portuguesa

Mensagem por ajgod Qua 30 Abr 2008, 09:42

ja vi.. Cool

exposição bem organizada e com vários objectos, alguns deles bastantes vistosos Cool
ajgod
ajgod
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1497
Idade : 34
Localização : Fafe @ Braga
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos