Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pintora Fina Rosa expõe em Fafe

Ir para baixo

Pintora Fina Rosa expõe em Fafe Empty Pintora Fina Rosa expõe em Fafe

Mensagem por MaNg Seg 28 Jul 2008, 05:08

Pintora Fina Rosa expõe em Fafe

Por altura do seu 90º aniversário

Fina Rosa

A Galeria da Casa Municipal da Cultura é palco de uma exposição da consagrada artista fafense “Fina Rosa”. Trata-se um conjunto de obras que fazem a retrospectivas da carreira da artista. A exposição pretende homenagear a pintora que em 11 de Agosto festeja o seu 90º aniversário e está patente até ao dia 26 de Agosto.

De seu nome completo Delfina Rosa Moreira de Castro, nasceu em 11 de Agosto de 1918, na freguesia de Arões (S. Romão), deste concelho, onde reside.

Frequentou o 3º ano do antigo curso liceal e tem o Curso de Decoradora - Curso de Alta Costura e frequência de uma Escola de Arte no Porto, onde se especializou em retratos.

Começou a pintar aos 14 anos e expôs publicamente pela primeira vez em Fafe em Dezembro de 1946, em conjunto com as suas alunas. Nos primeiros anos de pintura, beneficiou muito da assistência técnica e ensino por correspondência que nessa altura a Casa Ferreira, de Lisboa, fornecia aos seus clientes da secção Arte Plástica.

Passando a dedicar-se à pintura a óleo sobre tela, tomou parte pela primeira vez na 1ª exposição colectiva organizada pela Câmara Municipal de Fafe, na Casa da Cultura, em 1986 e na qual foi distinguida pela Autarquia com a aquisição de um quadro.

Ficando livre dos encargos familiares com a educação dos filhos, começou a fazer exposições individuais em todos os anos, no país e estrangeiro e a participar em várias colectivas.

Em 1996, na altura em que comemorou os 50 anos da sua primeira exposição pública e 64 anos de pintura, editou um livro comemorativo (Fina Rosa – Pinturas) e promoveu uma grande exposição retrospectiva na Casa Municipal de Cultura, onde mostrou 61 quadros pintados na maior parte a óleo sobre tela.

Está representada desde 1987 no Salão Paroquial de Arões S. Romão com uma pintura representando a «Descida da Cruz», nas medidas 3.30 x 1.80 m e que serve de retábulo; no Hospital de Fafe, com um quadro 2.00 X 2.00 m; em várias colecções particulares no país e no estrangeiro, encontrando-se também em alguns museus nacionais, tais como, nos Museus Martins Sarmento e de Arte Naíf, em Guimarães e no Museu Internacional de Arte Naíf do Brasil, no Rio de Janeiro. Também está representada com trabalhos de grandes dimensões na Capela Mortuária de S. Martinho de Candoso em Pevidém (Guimarães) e na Capela de Nossa Senhora de Fátima, na Granja (Fafe).

Foi agraciada com a Medalha de Bronze do Orfeão de Matosinhos (1992), Medalha de Prata do Rotary Clube de Chaves (1995), Medalha de Prata de Mérito Concelhio da Câmara Municipal de Fafe (1997), Galardão «Os Mais» atribuído pelo Jornal Povo de Fafe (1997), Medalha de Louvor e Gratidão atribuída pela Junta de Freguesia de Arões S. Romão (1998), Microfone de Ouro da Rádio Clube de Fafe e Jornal Correio de Fafe (1998).

Em 11 de Julho de 1998, inaugurou a Galeria Fina-Rosa, situada na sua residência, a “Casa de Coruche”, em Arões S. Romão.

Fina Rosa está referenciada em várias publicações no domínio das artes plásticas.

in www.cm-fafe.pt
MaNg
MaNg
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 362
Idade : 36
Localização : Fafe
Data de inscrição : 17/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos