Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Passado, presente e futuro com sinais de igualdade e modernidade

Ir para baixo

Passado, presente e futuro com sinais de igualdade e modernidade Empty Passado, presente e futuro com sinais de igualdade e modernidade

Mensagem por jsfafe Dom 15 Mar 2009, 05:18

Passado, presente e futuro com sinais de igualdade e modernidade Jsfafe.th


A Juventude Socialista de Fafe enquanto grupo político tem, através do empenho, energia e criatividade dos jovens, procurado contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, civicamente responsável, baseada numa economia mais humana e ambientalmente sustentável.

A JS-Fafe defende que estes são os valores essenciais que devem nortear a actividade política e, enquanto escola de cidadania, tem procurado incutir e transmitir estes valores, de modo a que os jovens tenham um percurso de vida coerente e solidário.
Assim se entendem as várias campanhas e visitas de solidariedade, e as diversas iniciativas que esta estrutura tem dinamizado: seminários, conferências, acções de formação, sensibilização, esclarecimento e encontros. Este é o caminho que os jovens socialistas têm e continuarão a percorrer, com ideias e propostas que visam reforçar a justiça social, a luta contra o desemprego, e que consolidam uma sociedade onde qualquer cidadão independentemente da sua origem, raça, crença, orientação sexual ou ideologia política tenha acesso às mesmas oportunidades.

Esta linha de rumo e trabalho tem permitido a vários jovens socialistas do concelho de Fafe assumirem papéis de relevo em órgãos políticos nacionais, contactando e interagindo com outros jovens, apreendendo novas ideias, experiências e valores. A JS-Fafe tem conseguido marcar a sua posição no contexto político nacional, contribuindo e trabalhado nas linhas políticas que marcam o rumo local, distrital e nacional.
Foi através, por exemplo, deste trabalho e participação que envolve os jovens socialistas nos órgãos políticos nacionais, e os responsáveis políticos do PS, que este mês entrou em vigor a Lei n.º 8/2009, de 18 de Fevereiro, que institui a obrigatoriedade de criação de Conselhos Municipais de Juventude, ou reestruturação nos municípios que tinham criado conselhos consultivos para audição e representação da juventude local.

Trata-se de um projecto-lei que foi apresentado pela JS na Assembleia da República, que tendo sido analisado por um grupo de trabalho que recolheu contributos de todos os partidos, foi aprovado em votação final global com os votos favoráveis do PS, PSD e CDS-PP, e com os votos contra do PCP e do BE.

A participação política dos jovens foi assim afirmada e reforçada com o selo inconfundível da JS. No entanto, saliente-se que esta lei representa um grau acrescido de disponibilidade, exigência, participação e responsabilidade para os jovens, assim como para os municípios, e as associações e instituições que desenvolvam a título principal actividades relacionadas com a juventude.

Em Fafe, o passado recente aponta que só com a participação de todos é possível gerar as sinergias necessárias que aumentem a participação cívica dos jovens. De facto, em 1998 as únicas associações e grupos que mostraram interesse e aderiram ao Conselho Municipal da Juventude foram: a Cercifaf, o Grupo Nun’Álvares, o Cineclube de Fafe, o Corpo Nacional de Escutas, o Grupo Cultural e Desportivo de Estorãos, o Grupo Cultural e Recreativo de Santa Maria de Ribeiros, a Associação de Estudantes da Escola Superior e Tecnologia de Educação de Fafe, a Juventude Socialista de Fafe, e as Gerações Populares;

Tratam-se de associações e grupos que desenvolvem um trabalho relevante em Fafe, mas muitos mais poderiam ter aderido de modo a ter-se robustecido e prolongado a vida deste órgão consultivo do Município, pelo que agora se exige a sua participação útil, plural, autónoma e apartidária, e que contribuam para o reforço de uma política de juventude transversal.

Nesta linha de igualdade e modernidade, situa-se uma outra proposta da JS que deu já entrada na Assembleia da República que visa a implementação de Educação Sexual nas escolas do ensino básico e secundário. Esta iniciativa legislativa foi também alvo de debate nos órgãos nacionais da JS onde têm assento vários jovens socialistas fafenses. A proposta apresentada e já discutida no plenário da Assembleia da República, pretende ser mais um passo determinante para a saúde sexual dos jovens, tal como a JS – Fafe tem salientado nas várias campanhas de sensibilização e informação para os riscos do vírus da Sida junto dos jovens.

Assim, num ano político eleitoral exigente marcado por três importantes actos eleitorais, a JS-Fafe continua empenhada em trabalhar pela igualdade de oportunidades entre os jovens e pelo progresso e modernidade no concelho de Fafe, através da motivação dos jovens para a intervenção cívica e política na sociedade, pelo que, nas eleições autárquicas, assume como principal objectivo ter jovens quadros políticos em todas as listas do Partido Socialista nas eleições autárquicas, tanto nas freguesias, como nas listas da Assembleia e Câmara Municipal.



Para mais informações acede aos nossos canais de divulgação:

www.jsfafe.blogspot.com

www.youtube.com/jsfafe

http://hi5.com/friend/339682841--JSFafe--Profile-html
jsfafe
jsfafe
User
User

Número de Mensagens : 36
Localização : Fafe
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.jsfafe.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos