Conferência: (Des) Emprego Jovem e Novos Modelos de Desenvolvimento Económico

Ir em baixo

Conferência: (Des) Emprego Jovem e Novos Modelos de Desenvolvimento Económico

Mensagem por jsfafe em Ter 05 Maio 2009, 06:11




A Juventude Socialista de Fafe vai realizar no dia 8 de Maio (Sexta - Feira), às 21:30 no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, uma conferência, aberta a toda a população, em particular aos jovens, subordinada ao tema: “(Des) Emprego Jovem e Novos Modelos de Desenvolvimento Económico”.

Num período em que a conjuntura económica mundial tem causado um forte impacto na Europa, condicionando o crescimento e desenvolvimento de Portugal, e acentuado a taxa de desemprego dos jovens, que apesar de possuírem níveis de qualificação superiores quando comparados com os das gerações anteriores, deparam-se com uma posição mais desfavorável no mercado de trabalho ao nível da instabilidade laboral e precariedade, a Juventude Socialista de Fafe convidou como oradores para esta conferência: o Secretário Geral da UGT, Eng. João Proença; e o Delegado Regional do Norte do IEFP (Instituto de Emprego de Formação Profissional), Dr. Avelino Leite.

Com esta sessão, para a qual os jovens socialistas vão convidar igualmente diversos agentes económicos, sociais, culturais e políticos do concelho de Fafe, a Juventude Socialista de Fafe assume a problemática do (des) emprego jovem, como assunto prioritário da agenda política local, distrital e nacional, procurando envolver e acolher os contributos de toda a sociedade fafense num debate alargado, que perspective soluções e seja gerador de um novo modelo económico assente num desenvolvimento justo, solidário e sustentável.


Para mais informações e acederes aos nosso canais de divulgação:

www.jsfafe.blogspot.com

www.youtube.com/jsfafe

http://hi5.com/friend/339682841--JSFafe--Profile-html
avatar
jsfafe
User
User

Número de Mensagens : 36
Localização : Fafe
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.jsfafe.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

João Proença e Avelino Leite debateram (Des)Emprego Jovem e Novos Modelos de Desenvolvimento Económico em Fafe

Mensagem por jsfafe em Dom 10 Maio 2009, 13:10

A Juventude Socialista de Fafe organizou na sexta-feira passada, dia 8 de Maio, às 21:30h no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, uma conferência, aberta a toda a população fafense, e particularmente direccionada para os jovens, subordinada ao tema: “(Des) Emprego Jovem e Novos Modelos de Desenvolvimento Económico”.

Num auditório repleto de população, marcaram presença na sessão, muitos jovens, o Director do Centro de Emprego de Fafe, a responsável pela UNIVA-Fafe (Unidade de Inserção na Vida Activa), vários Presidentes de Junta, Empresários, e dirigentes de Associações e Instituições do concelho de Fafe.







O painel da conferência foi constituído pelo Delegado Regional do Norte do IEFP (Instituto de Emprego de Formação Profissional), Dr. Avelino Leite, e pelo Secretário-Geral da UGT, Eng. João Proença, tendo a sessão sido moderada pelo Coordenador do Grupo de Estudos da JS – Fafe “Economia, Empreendedorismo e (Des)Emprego Jovem”, Ricardo Fernandes.



O Delegado Regional do Norte do IEFP), Dr. Avelino Leite, após analisar a conjuntura económica mundial que causou um forte impacto na Europa, condicionando o crescimento e desenvolvimento de Portugal, acentuando a taxa de desemprego dos jovens, apresentou resumidamente as principais medidas governamentais de apoio ao (des) emprego jovem e ao empreendedorismo, como o programa FINICIA JOVEM que disponibiliza apoio técnico especializado aos jovens empreendedores que pretendam implementar uma ideia ou projecto de negócio inovador e facilita o acesso ao financiamento para a criação de empresas.

O Delegado Regional do IEFP destacou a importância de uma estratégia nacional assente numa aposta decidida na educação e na qualificação profissional que invista e forme jovens proactivos e qualifique desempregados, salientando que embora o número de desempregados licenciados inscritos nos centros de emprego tenha crescido, os licenciados demoram em média 8 meses a encontrar emprego, menos do que os 18 a 20 meses dos cidadãos com ensino básico, sinal da mudança que se está a operar a nível económico, isto é, a economia está a criar empregos que exigem cada vez mais qualificação.





O Secretário-Geral da UGT, Eng. João Proença, após abordar o quadro socioeconómico nacional pós 25 de Abril e reforçar a importância e o papel de Portugal na União Europeia, referiu que o actual cenário de crise global, uma crise de consumo e falta de confiança, colocou a descoberto as fragilidades da economia portuguesa que se baseou durante largos anos em trabalho pouco qualificado e com baixas remunerações.

Para João Proença a formação e qualificação profissional é essencial no mercado de trabalho, pelo que é necessário continuar a aprofundar as medidas que promovem a melhoria da qualidade do emprego, e reforcem os níveis de educação e de qualificação profissional dos trabalhadores no activo e dos jovens. Neste ponto, destacou a importância dos estágios profissionais, defendendo que os jovens estiverem em estágios seis, nove meses ou um ano devem ter direito ao subsídio de desemprego.





O líder da UGT reiterou a necessidade de aumentar o investimento público e privado, como factor fundamental para combater a crise e promover o crescimento, admitindo que os sindicatos possam negociar aumentos salariais ou adaptabilidade de horários em troca da garantia da manutenção dos postos de trabalho mas nunca através de cortes salariais.

O Secretário-Geral da UGT assinalou como positivas várias medidas do Governo no combate à crise, designadamente os aumentos do abono de família, as medidas de acção social escolar e as alterações no IRS e no IMI, assim como a melhoria da situação financeira da Segurança Social, e o aumento dos salário mínimo nacional, defendendo a necessidade de criar condições para uma rápida execução destas e de outras medidas que têm sido anunciadas pelo Governo para combater a crise económica.



A sessão compreendeu um período de debate que acolheu experiências e ideias dos jovens fafenses que participaram na conferência, onde foi defendida a necessidade de um novo modelo económico assente num desenvolvimento justo, solidário e sustentável, sendo que para o líder da JS-Fafe, Daniel Bastos, “com esta iniciativa a Juventude Socialista de Fafe assume a problemática do (des) emprego jovem, como assunto prioritário da agenda política local, distrital e nacional, envolvendo e acolhendo os contributos de toda a sociedade fafense num debate alargado e gerador de soluções”.








Para mais informações e acederes aos nossos canais de divulgação:


www.jsfafe.blogspot.com

www.youtube.com/jsfafe

http://hi5.com/friend/339682841--JSFafe--Profile-html
avatar
jsfafe
User
User

Número de Mensagens : 36
Localização : Fafe
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.jsfafe.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum