Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reagan: "My friend" Soares, impressionante anticomunista

Ir para baixo

Reagan: "My friend" Soares, impressionante anticomunista Empty Reagan: "My friend" Soares, impressionante anticomunista

Mensagem por King_Pito Qua 28 Out 2009, 09:28

A publicação em Portugal do diário do ex-presidente americano mostra como Ronald Reagan via os políticos portugueses, com quem lidou directamente. Soares e Cavaco são os mais elogiados

Reagan: "My friend" Soares, impressionante anticomunista Ng1209265


Para Ronald Reagan, Portugal era um lugar simpático povoado por amigos moderados e, virtuosamente, anticomunistas - disto deu conta empolgado em várias passagens do seu diário, sobretudo quando se referiu "ao impressionante Soares", o mais citado dos portugueses (Cavaco, Eanes, Balsemão e Lucas Pires são os outros). O diário do ex-Presidente dos Estados Unidos (1981/1989), agora editado em Portugal, destapa algumas passagens da vida do ex-actor com figuras do país que, tal como Espanha, o espantavam pelas "parecenças com a Califórnia".

Soares, que encontrou como candidato a primeiro-ministro e Presidente da República, é sempre tratado como Soares, e não Mário Soares. Nas quase meia dúzia de referências ao histórico socialista, esta é a mais forte: "O PM Soares, de Portugal, visitou-nos. É muitíssimo impressionante. É socialista, mas procura investimento privado para a indústria de Portugal & é um anticomunista do mais furioso que se pode encontrar. É um grande apoiante do nosso país & do Ocidente. Tivemos boas & proveitosas reuniões."

Marcado pela guerra fria e pela relação tensa com a então URSS de Michael Gorbatchov, Reagan apreciava os que se alinhavam a Ocidente. Como o então primeiro ministro (1988) Cavaco Silva. "Ele pensa de forma muito semelhante à nossa", diz na segunda alusão ao actual Presidente da República (na outra, é de passagem).

Ramalho Eanes surge a propósito de um encontro em Washington (15 Setembro 1983). O ex-Presidente da República surge com um nome pelo qual poucas vezes é tratado. "Encontro com o Pres. António dos Santos Eanes, de Portugal, que afirmou que as antigas colónias portuguesas de Moçambique e Angola estavam prontas para se afastar da esfera de influência soviética".

Eanes reapareceria mais à frente, no trecho mais volumoso a que Portugal tem direito: a visita que Reagan fez ao país em 1985 (8 a 10 de Maio) e na qual passou pelo "Palácio de Belein" (sic, o editor Douglas Brinkley devia ter tido mais cuidado, talvez).

Reagan discorre sobre eventos sociais (como "dressage à maneira dos Lipizzaner de Viena", promovida por Eanes no "!Pavilhão Hípico" com "os seus Cavalos Lusitanos"), revistas militares (com "cadetes mil") e breves conversas políticas (eanes falou-lhe do papel da NATO e da "necessidade de mais auxílio a nível de despesas militares"). E fala de Queluz, Sintra, Lisboa. E de como os campos de Portugal e Espanha, vistos do ar, parecem "a Califórnia". Deu ainda para referir uma reunião com "o Presidente do partido Centro Democrático Social", Lucas Pires - "é um conservador".

in DN
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos