Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reino Unido Quem partilha música online é também quem mais compra

2 participantes

Ir para baixo

Reino Unido Quem partilha música online é também quem mais compra Empty Reino Unido Quem partilha música online é também quem mais compra

Mensagem por FreezingMoon Ter 03 Nov 2009, 03:38

Um estudo realizado no Reino Unido mostra que os jovens e adultos que admitem fazer downloads ilegais são também quem mais dinheiro gasta em música. Este investimento representa uma diferença de mais de 36 euros para os inquiridos que afirmam não fazerem downloads pirata.

O estudo, elaborado sobre um universo de 1008 indivíduos entre os 16 e os 50 anos durante o último ano, mostra que perto de um em cada dez pessoas admitiu fazer downloads ilegais. No entanto, cada oito em dez desse grupo de inquiridos também compra música em CD, vinil e MP3, o que corresponde a cerca de 85 euros gastos por mês.

Peter Bradwell, da Demos, empresa que realizou o estudo, afirma que “os políticos e as empresas de música precisam de reconhecer que a natureza do consumo musical mudou e os consumidores estão a exigir preços mais baixos e um acesso mais fácil à música".

Numa altura em que se discute qual o desfecho legal para quem incorre frequentemente nesta prática, este elemento surge como um argumento do lado de quem partilha música online.

Tendo em conta que uma das maiores críticas à partilha de ficheiros é o impacto negativo que isso tem nas vendas dos artistas, conclusões como a deste estudo retiram força ao argumento frequentemente utilizado pela indústria musical de que a pirataria está na base do declínio das receitas.

Em Portugal, apesar de não haver estudos actualizados sobre o assunto, “não está provado que quem recorre à Internet [para fazer downloads sem autorização do autor] é quem mais consome música”, assegura o director-geral da Associação Fonográfica Portuguesa. Eduardo Simões, disse ao PÚBLICO que as conclusões até agora tiradas são “de sinal contrário” às do estudo inglês. “Não é obrigatório que quem recorre à Internet [para piratear] seja quem mais compra música”.
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Reino Unido Quem partilha música online é também quem mais compra Empty Re: Reino Unido Quem partilha música online é também quem mais compra

Mensagem por King_Pito Ter 03 Nov 2009, 04:57

Aqui acho que nem tem tanto a ver com o sentido de partilha mas sim o gosto pela música... Quem "saca" mais normalmente é quem tem mais prazer de ouvir e consequentemente se gostar do que ouviu vai procurar o álbum e possivelmente comprar.
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos