Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

+2
arramala
FreezingMoon
6 participantes

Ir para baixo

Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente Empty Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

Mensagem por FreezingMoon Ter 24 Nov 2009, 13:33

Foram 23 anos preso a uma cama e a ouvir e ver tudo o que se passava à sua volta, mas sem conseguir reagir. Um belga vítima de um acidente de viação ficou totalmente paralisado e os exames médicos diagnosticaram-lhe coma, mas na realidade o homem esteve sempre consciente. Neurologista alerta que pode haver casos semelhantes.

Há 23 anos, quando sofreu o acidente, Rom Houben foi submetido a vários testes motores, verbais e oculares, conta a BBC. Os resultados indicaram que o paciente estava em coma, mas o diagnóstico estava errado, pois o belga estava consciente. A verdadeira situação de Houben só foi descoberta há alguns meses, quando foi submetido a exames de tomografia de última geração: os resultados indicaram que as áreas cerebrais relativas à consciência e à interpretação da informação auditiva e visual estavam a funcionar.

Desde essa altura, o belga tem sido submetido a fisioterapia e já consegue comunicar escrevendo mensagens no computador. “Nunca vou me esquecer do dia em que descobriram qual era o meu verdadeiro problema. Foi o meu segundo nascimento. Em todo este tempo eu tentava gritar, mas não havia nada para as pessoas ouvirem”, disse o belga, citado pela BBC, vincando que “frustração é uma palavra muito pequena para descrever” o que ele sentiu durante 23 anos.

O verdadeiro estado de Houben foi descoberto por uma equipa liderada pelo neurologista Steven Laureys, chefe do Grupo de Coma do Departamento de Neurologia da Universidade de Liège, que publicou o estudo relativo a este caso.

À BBC, Laureys deixou um alerta: “Só na Alemanha, em cada ano, 100 mil pessoas sofrem de traumatismo cerebral grave. Estima-se que de 3 mil a 5 mil se mantêm presos em um estágio intermediário entre o coma verdadeiro e a total recuperação de sentidos e movimentos. Vivem sem nunca mais voltarem.”
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente Empty Re: Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

Mensagem por arramala Ter 24 Nov 2009, 13:40

Já tinha lido essa noticia noutro forum [mas esse forum não é de grande credibilidade ]

Acho que isso para o homem deve ter sido mesmo desesperante! Estar a ver pessoas a meio metro dele e não conseguir fazer nada! Estar assim parado sem conseguir fazer nada! Durante 23 anos! Btw, ele pode colocar quem lhe diagnosticou o coma em tribunal?
arramala
arramala
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 421
Localização : Fafe!
Data de inscrição : 04/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente Empty Re: Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

Mensagem por shadowpuppet Ter 24 Nov 2009, 17:34

Muito lixado, 23 anos, a ouvir tudo e ver sem fazer nada. Que "agonia".
shadowpuppet
shadowpuppet
Power User
Power User

Número de Mensagens : 120
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 28/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente Empty Re: Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

Mensagem por King_Pito Qua 25 Nov 2009, 03:36

arramala escreveu:Já tinha lido essa noticia noutro forum [mas esse forum não é de grande credibilidade ]

Acho que isso para o homem deve ter sido mesmo desesperante! Estar a ver pessoas a meio metro dele e não conseguir fazer nada! Estar assim parado sem conseguir fazer nada! Durante 23 anos! Btw, ele pode colocar quem lhe diagnosticou o coma em tribunal?

Poder pode sempre, mas processar médicos é muito difícil, eles protegem-se uns aos outros em casos de erros destes (tenho conhecimento directo nisto) e muito provavelmente não dá em nada e eu penso que a pessoa deve querer arrumar o assunto de vez e não estender para mais uns bons anos...
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente Empty Re: Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

Mensagem por miro29 Qua 25 Nov 2009, 05:32

King_Pito escreveu:
arramala escreveu:Já tinha lido essa noticia noutro forum [mas esse forum não é de grande credibilidade ]

Acho que isso para o homem deve ter sido mesmo desesperante! Estar a ver pessoas a meio metro dele e não conseguir fazer nada! Estar assim parado sem conseguir fazer nada! Durante 23 anos! Btw, ele pode colocar quem lhe diagnosticou o coma em tribunal?

Poder pode sempre, mas processar médicos é muito difícil, eles protegem-se uns aos outros em casos de erros destes (tenho conhecimento directo nisto) e muito provavelmente não dá em nada e eu penso que a pessoa deve querer arrumar o assunto de vez e não estender para mais uns bons anos...

Sem duvida , deve estar farto de ver batas brancas à frente !
miro29
miro29
FórumMod
FórumMod

Número de Mensagens : 322
Idade : 33
Localização : fafe :D
Data de inscrição : 18/03/2008

http://www.copos.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente Empty Re: Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

Mensagem por MarceloN Qui 26 Nov 2009, 08:56

Pode intentar uma acção contra o estado, pq em caso de erro grosseiro como é o caso, o estado paga ao lesado, e só depois vai apurar responsabilidades junto do medico.
MarceloN
MarceloN
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 909
Idade : 37
Localização : Fafe
Data de inscrição : 23/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente Empty Re: Erro de diagnóstico Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos