Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pescadores do Minho querem travar lampreia a preço de saldo

Ir para baixo

Pescadores do Minho querem travar lampreia a preço de saldo Empty Pescadores do Minho querem travar lampreia a preço de saldo

Mensagem por FreezingMoon Sex 15 Jan 2010, 09:23

Mais de sessenta barcos e 120 pescadores "invadem", por estes dias, o rio Lima. Trata-se da habitual safra da lampreia, que decorre, em Viana do Castelo, entre 1 de Janeiro e 30 de Abril, mas desde já as expectativas dos pescadores são baixas. Apesar de a lampreia até estar mais cara e rondar, cada uma, entre 50 e 120 euros, consoante os tamanhos.

"Para já está pior, há poucas lampreias. Talvez seja um ano mais fraco do que 2009, mas os preços, havendo pouca lampreia, vão ter que subir", avisa Fernando Ferreira, pescador e presidente da Associação de Pescadores do Rio Lima de Darque (DarPesca).

Pescador há 18 anos, lembra que em Janeiro o negócio costuma ser "mais lucrativo", porque é quando "há menos lampreia", tendência que muda a partir de Fevereiro. Nessa altura a lampreia começa a subir o rio e a pesca "começa a ser mais abundante".

Os pescadores pretendem ainda contrariar o que foi o ano de 2009, em termos de preços. É que, devido à crise, as lampreias chegaram a ser vendidas entre 25 e 50 euros. Na região do Minho a pesca da lampreia é feita ainda no rio Minho e no Cávado (Esposende), mas a lampreia do Lima, tendencialmente, tem sido a mais cara. "A crise existe mas os compradores aproveitam-se para fazer mais crise ainda e baixar o preço.

Os pescadores é que perdem". Isto porque do pescador até ao consumidor final, por exemplo num restaurante, o preço da lampreia não pára de aumentar. Ao leme de uma pequena embarcação de cinco metros, acompanhado de um rádio para fazer passar as horas, Fernando Ferreira, de 38 anos, é pescador na foz do Lima. "Há dias em que se apanham 3 ou 4 lampreias, outros nem isso. É uma questão de sorte, mas também de arte, claro", conta.

A lampreia é um ciclóstomo com corpo anguiliforme e sem barbatanas pares. Pode medir um metro e atingir um peso de dois quilos. Com dorso escuro e ventre claro, possui uma ventosa bucal típica constituída por estruturas córneas de diferentes comprimentos. Inicia a sua migração em Dezembro, prolongando-se até Junho. Para se reproduzirem, fixam-se a pedras com a ajuda do seu disco bucal e o macho escava um buraco na areia no qual são depositados pela fêmea entre 60 000 e 300 000 óvulos.

Como é uma atracção minhota, as câmaras de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valença, Monção e Melgaço vão promover durante os meses de Fevereiro e Março o evento "Lampreia do rio Minho - Um Prato de Excelência", que visa a promoção da lampreia do rio Minho, enquanto iguaria de excelência e de referência, em dezenas de restaurantes locais.
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pescadores do Minho querem travar lampreia a preço de saldo Empty Re: Pescadores do Minho querem travar lampreia a preço de saldo

Mensagem por FreezingMoon Sex 15 Jan 2010, 09:23

alguem gosta de lampreia? Razz
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos