Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espanha pede entrega temporária dos etarras

Ir para baixo

Espanha pede entrega temporária dos etarras Empty Espanha pede entrega temporária dos etarras

Mensagem por FreezingMoon Qua 20 Jan 2010, 19:04

Procurador da Audiência Nacional transmitiu a Pinto Monteiro necessidade de os suspeitos serem extraditados com urgência.

O procurador-chefe da Audiência Nacional, tribunal que em Espanha é responsável pelos casos de terrorismo, esteve em Lisboa, na segunda-feira, para acelerar a extradição dos dois alegados membros da ETA, detidos em Torre de Moncorvo, há pouco mais de uma semana. Javier Zaragoza encontrou-se com o seu homólogo português, procurador-geral da República, Pinto Monteiro, a quem transmitiu a necessidade de ser feita urgentemente a entrega temporária dos dois suspeitos, o que poderia acontecer até ao final do mês.

O magistrado espanhol manifestou ainda a Pinto Monteiro a necessidade de as autoridade judiciais portuguesas renunciarem ficar com este processo em benefício da Audiência Nacional, que assumiria a investigação e o julgamento em Espanha, inclusive dos crimes cometidos pelos dois suspeitos em Portugal.

Com Javier Zaragoza viajou também até Lisboa um dos peritos em terrorismo etarra da Guardia Civil, que vai apoiar a Polícia Judiciária portuguesa na análise da documentação e do computador encontrados nas viaturas conduzidas por García Arrieta e Iratxe Yañez Ortiz de Barron

O casal de alegados terroristas foi detido em Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Coa no dia 10. Três dias depois foram presentes ao Tribunal da Relação de Lisboa no âmbito da sua extradição para Espanha. Este tribunal superior decidiu que o advogado dos suspeitos tinha 20 dias para apresentar defesa por escrito, situação que não agradou a altos responsáveis espanhóis.

Alfredo Rubalcalba, ministro do Interior, considerou negativo esta decisão da justiça portuguesa e reafirmou que "os terroristas tinham a intenção de ali [em Portugal] criar uma base logística alternativa à que têm em França". Rubalcalba disse ainda que os etarras preparavam vários atentados.
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos