Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UE/Finanças: Bruxelas quer que Portugal altere regras de aplicação de Imposto de Circulação a automóveis usados

2 participantes

Ir para baixo

UE/Finanças: Bruxelas quer que Portugal altere regras de aplicação de Imposto de Circulação a automóveis usados Empty UE/Finanças: Bruxelas quer que Portugal altere regras de aplicação de Imposto de Circulação a automóveis usados

Mensagem por kpax Qui 28 Jan 2010, 11:42

Bruxelas, 29 Jan (Lusa) - A Comissão Europeia quer que Portugal acabe com a distinção, em termos de Imposto de Circulação, entre carros usados matriculados antes e depois de Julho de 2007, foi hoje divulgado em Bruxelas.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, o imposto de circulação para dois automóveis usados idênticos varia conforme a data em que o carro foi matriculado em Portugal e se é importado ou adquirido no país.

"Os carros matriculados pela primeira vez depois de 01 de Julho de 2007 estão sujeitos a um imposto de circulação anual mais elevado do que os registados antes dessa data, devido a uma diferença no modo como a taxa é calculada", considera Bruxelas.

Portugal introduziu um sistema diferenciado de cálculo de Imposto de Circulação para automóveis usados por considerar que "seria injusto que os automóveis matriculados em Portugal até 01 de Julho de 2007 e, consequentemente, sujeitos a um imposto de registo automóvel mais elevado, tivessem de pagar o novo imposto de circulação anual mais oneroso".

Esta diferença resultou no envio de parecer fundamentando ao Governo português, que tem agora dois meses para responder.

Se Portugal não alterar o imposto segundo as indicações europeias, o caso será levado perante o Tribunal de Justiça Europeu.

Por outro lado, Bruxelas adverte ainda Lisboa para a tributação dos veículos usados importados, lembrando que a posição do Tribunal de Justiça é de que um automóvel se torna nacional se comercializado no mercado interno.
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 33
Data de inscrição : 21/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

UE/Finanças: Bruxelas quer que Portugal altere regras de aplicação de Imposto de Circulação a automóveis usados Empty Re: UE/Finanças: Bruxelas quer que Portugal altere regras de aplicação de Imposto de Circulação a automóveis usados

Mensagem por agente_mortadela Qui 28 Jan 2010, 11:57

lol acaba um, aumenta-se o outro...

o ISV aumentou 20% com a extinção da dupla tributação.
(ainda é mais caro comprar carro novo)
agente_mortadela
agente_mortadela
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 385
Localização : Fafe @ Coimbra
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos