Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Salvador Caetano desenvolve autocarro eléctrico

2 participantes

Ir para baixo

Salvador Caetano desenvolve autocarro eléctrico Empty Salvador Caetano desenvolve autocarro eléctrico

Mensagem por FreezingMoon Ter 09 Fev 2010, 22:18

A CaetanoBus, do grupo Salvador Caetano, está a desenvolver um autocarro eléctrico, um projecto de quatro milhões de euros, que, em Setembro, vai começar a circular em Portugal e na Alemanha.
"O desenvolvimento de melhores baterias e com maior autonomia e o anúncio por parte do Governo da criação de uma rede de abastecimento para o carro eléctrico levou-nos a retomar o projecto de um autocarro 100 por cento eléctrico", disse à Lusa o presidente da CaetanoBus.
Em entrevista à Lusa, José Ramos adiantou que o calendário do projecto prevê "em Setembro, ter dois protótipos concluídos", acrescentando que "um vai ser testado em Portugal e o outro na Alemanha", e, no início de 2011, iniciar a produção nas instalações da CaetanoBus, em Gaia.
O presidente da CaetanoBus explicou que o autocarro eléctrico é vocacionado para as grandes cidades e para os aeroportos, um mercado em que a CaetanoBus tem forte presença em todo o mundo, através da marca Cobus.
"O nosso grande mercado-alvo é a Europa, mas até podemos vender para os EUA, depois de feitas algumas adaptações", acrescentou José Ramos, que admitiu estar "muito confiante no projecto" que vai exigir um investimento de quatro milhões de euros.
Numa primeira fase, o autocarro eléctrico da Salvador Caetano vai ser alimentado por baterias de lítio importadas da China, mas o objectivo é vir a integrar as baterias, que serão produzidas em Portugal, sendo esta componente responsabilidade da Efacec, que é parceira da Salvador Caetano neste projecto.



O também vice-presidente da Toyota Caetano Portugal adiantou que o veículo terá uma autonomia de 100 a 150 quilómetros, acrescentando que "se se considerar que um autocarro faz uma média de 10 a 20 quilómetros/hora, vai permitir fazer um turno completo sem ser necessário carregar".
Segundo Jorge Pinto, administrador da CaetanoBus, o autocarro eléctrico será modelar, podendo ter entre 10 e 14 metros e 50 a 70 lugares, e será comercializado com a marca Cobus e Caetano.
"Já definimos as especificações-base e agora há todo o trabalho de engenharia pela frente em que é preciso adaptar os chassis às especificidades do autocarro eléctrico", revelou o administrador da empresa, acrescentando que "vai ser constituída uma equipa com cerca de dez pessoas para o projecto".
Nos anos 90, a CaetanoBus desenvolveu um autocarro eléctrico vocacionado para os aeroportos, mas o projecto acabou por não avançar, segundo José Ramos, "devido à fraca fiabilidade que as baterias tinham nessa altura".
Mas a tradição nos transportes públicos movidos a electricidade vem dos anos 70, quando a empresa do grupo Salvador Caetano fabricou os troleicarros, que circulavam nas cidades do Porto e de Coimbra, também em parceria com a Efacec.
A Salvador Caetano prepara-se para concretizar a compra dos 26 por cento da CaetanoBus à Daimler Chrysler, passando a deter a totalidade da empresa de fabricação de carroçarias e veículos para o transporte público de passageiros, operação a que a Autoridade da Concorrência não pôs qualquer entrave, e que, segundo José Ramos, vai "dar mais liberdade para trabalhar com outros fabricantes [de chassis]".
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Salvador Caetano desenvolve autocarro eléctrico Empty Re: Salvador Caetano desenvolve autocarro eléctrico

Mensagem por Quim Qua 10 Fev 2010, 07:12

Segundo a quercus parece que esta cena dos veiculos electricos nao traz vantagem nenhuma se a electricidade nao for produzida de forma limpa.

Ah, parece que o financiamento do estado p veiculos electricos vai ate aos 7000 e tal euros!!!!! Shocked

É quase o preço de um carro normal.
Quim
Quim
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 437
Data de inscrição : 22/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Salvador Caetano desenvolve autocarro eléctrico Empty Re: Salvador Caetano desenvolve autocarro eléctrico

Mensagem por FreezingMoon Qua 10 Fev 2010, 15:38

pois é!

se forem carregadas as baterias a partir de fontes de energia eolicas das barragens ou nuclear ok
o nuclear nao se aplica ca,infelizmente talvez

se for energia produzida a partir da queima de carvao (penso que muita da percentagem actual é,mas nao tenho a certeza) acaba por ir dar ao mesmo...apenas concentram as emissoes.
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Salvador Caetano desenvolve autocarro eléctrico Empty Re: Salvador Caetano desenvolve autocarro eléctrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos