Robô doméstico português "Maria" apresentado em Singapura

Ir em baixo

Robô doméstico português "Maria" apresentado em Singapura Empty Robô doméstico português "Maria" apresentado em Singapura

Mensagem por kpax em Ter 15 Jun 2010, 18:09

O investigador Fernando Ribeiro, do grupo de robótica do Departamento de Electrónica Industrial (DEI) da Escola de Engenharia da UMinho, em Guimarães, adiantou que a Maria está ainda programada para dizer o próprio nome e características pessoais e seguir uma pessoa dentro da casa: "dá-se-lhe uma ordem verbal e ela executa-a", salientou.

Fernando Ribeiro sublinha que a UMinho participa no campeonato mundial "para aprender", já que há outras universidades a nível mundial com investigação mais avançada no domínio dos robôs domésticos: "todos os anos acrescentaremos mais uma ou duas tarefas à nossa Maria", sublinhou.

O investigador recorda que o mesmo se passou com os robôs futebolistas que, ao princípio, jogavam devagarinho e agora manejam a bola a velocidades superiores.

"Amigos" úteis

Fernando Ribeiro observa que esta nova competição do RoboCup "concentra-se em aplicações do mundo real e na interação homem máquina com robôs autónomos móveis".

"O principal objetivo é o de colocar robôs a realizar tarefas caseiras e começar a ambientar os cidadãos para a ideia de terem robôs no seu lar", frisou.

A prova desenrola-se numa habitação, com os seus compartimentos tradicionais e a respetiva mobília, mas com as paredes baixas para que o público possa ver facilmente os robôs nas actividades.

Cada equipa tem um robô autónomo móvel, o qual - quando instruído a partir de um microfone, reconhecendo os respetivos comandos - terá que realizar as tarefas para que está programado.

As ações exigidas são muito simples de cumprir para um humano, mas bastante complexas para um robô, assinala o cientista.

Para o RoboCupHome ficaram qualificadas 26 equipas, de países como EUA, Austrália, Alemanha, Japão, Holanda, China, Chile, Irão, México, Singapura, Taiwan, Tailândia e Portugal, que tem como única representante a MINHOHome da UMinho.

Maria "Vestida" a rigor

A equipa é formada pelos professores Fernando Ribeiro e Gil Lopes e por quatro alunos (Davide Oliveira, Fátima Gonçalves, João Costa, Júlio Rodrigues), que têm vindo a desenvolver o robô na sua estrutura mecânica, na eletrónica e na programação. O robô chama-se "Maria" ou MARy (Minho Autonomous Robot), para que os estrangeiros possam pronunciar de modo correto.

Tem as suas roupas desenhadas por Inês Amaral, do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho -- e será, "muito provavelmente", o primeiro "vestido" por uma profissional.

Lusa
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 29
Data de inscrição : 21/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Robô doméstico português "Maria" apresentado em Singapura Empty Re: Robô doméstico português "Maria" apresentado em Singapura

Mensagem por FreezingMoon em Ter 15 Jun 2010, 18:10

maria??

traz me uma cerveja!
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 34
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum