Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Robô doméstico português "Maria" apresentado em Singapura

2 participantes

Ir para baixo

Robô doméstico português "Maria" apresentado em Singapura Empty Robô doméstico português "Maria" apresentado em Singapura

Mensagem por kpax Ter 15 Jun 2010, 18:09

O investigador Fernando Ribeiro, do grupo de robótica do Departamento de Electrónica Industrial (DEI) da Escola de Engenharia da UMinho, em Guimarães, adiantou que a Maria está ainda programada para dizer o próprio nome e características pessoais e seguir uma pessoa dentro da casa: "dá-se-lhe uma ordem verbal e ela executa-a", salientou.

Fernando Ribeiro sublinha que a UMinho participa no campeonato mundial "para aprender", já que há outras universidades a nível mundial com investigação mais avançada no domínio dos robôs domésticos: "todos os anos acrescentaremos mais uma ou duas tarefas à nossa Maria", sublinhou.

O investigador recorda que o mesmo se passou com os robôs futebolistas que, ao princípio, jogavam devagarinho e agora manejam a bola a velocidades superiores.

"Amigos" úteis

Fernando Ribeiro observa que esta nova competição do RoboCup "concentra-se em aplicações do mundo real e na interação homem máquina com robôs autónomos móveis".

"O principal objetivo é o de colocar robôs a realizar tarefas caseiras e começar a ambientar os cidadãos para a ideia de terem robôs no seu lar", frisou.

A prova desenrola-se numa habitação, com os seus compartimentos tradicionais e a respetiva mobília, mas com as paredes baixas para que o público possa ver facilmente os robôs nas actividades.

Cada equipa tem um robô autónomo móvel, o qual - quando instruído a partir de um microfone, reconhecendo os respetivos comandos - terá que realizar as tarefas para que está programado.

As ações exigidas são muito simples de cumprir para um humano, mas bastante complexas para um robô, assinala o cientista.

Para o RoboCupHome ficaram qualificadas 26 equipas, de países como EUA, Austrália, Alemanha, Japão, Holanda, China, Chile, Irão, México, Singapura, Taiwan, Tailândia e Portugal, que tem como única representante a MINHOHome da UMinho.

Maria "Vestida" a rigor

A equipa é formada pelos professores Fernando Ribeiro e Gil Lopes e por quatro alunos (Davide Oliveira, Fátima Gonçalves, João Costa, Júlio Rodrigues), que têm vindo a desenvolver o robô na sua estrutura mecânica, na eletrónica e na programação. O robô chama-se "Maria" ou MARy (Minho Autonomous Robot), para que os estrangeiros possam pronunciar de modo correto.

Tem as suas roupas desenhadas por Inês Amaral, do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho -- e será, "muito provavelmente", o primeiro "vestido" por uma profissional.

Lusa
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 33
Data de inscrição : 21/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Robô doméstico português "Maria" apresentado em Singapura Empty Re: Robô doméstico português "Maria" apresentado em Singapura

Mensagem por FreezingMoon Ter 15 Jun 2010, 18:10

maria??

traz me uma cerveja!
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos