Dicas para comprar carro com caixa automática

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Mensagem por MarceloN em Seg 27 Dez 2010, 18:27

Use sempre de muito cuidado ao dirigir o veículo de outra pessoa – os espelhos, a regulagem do banco do motorista, etc. podem não estar corretamente ajustados para você. Primeiro, pisando no pedal de freio, ajuste os espelhos, assento do motorista, e familiarize-se com os controles do veículo. Saia dirigindo somente quando você achar que é seguro.

Para começar, verifique se há manchas de fluido debaixo do veículo, usualmente de coloração avermelhada, especialmente na região da transmissão, (meio do veículo). Isto indica que há vazamentos, e os vazamentos são altamente prejudiciais à transmissão automática.

Uma das indicações de problema em um câmbio automático é a demora das mudanças, quando se passa um grande período de tempo (mais de 2 segundos) entre a passagem da alavanca para a posição “D” ou “R” e o engate real da marcha. (Você sentirá um pequeno balanço do veículo quando a marcha for engatada).

É mais fácil notar uma demora no engate em um veículo parado por algum tempo. Com a alavanca na posição “P” (Park) funcione o motor, e espere até que a rotação da marcha lenta normalize (usualmente entre 650 e 850 RPM).

Com seu pé apoiado no pedal de freio, mude para a posição “D” (Drive). Quase imediatamente a transmissão deverá engatar (Tempo máximo 2 segundos)- e parece que o carro quer avançar. Isto deverá acontecer suavemente, sem ocorrer trancos ou ruídos.

Mude para “N” (Neutro) e a transmissão deverá desengatar. Agora, mude para “R” (Ré). Novamente, a transmissão deverá engatar sem demora (máximo 2 segundos) e você sentirá que o veículo quer se mover para trás. De novo, isto deverá acontecer sem trancos ou ruídos.

Se houver uma demora considerável, (mais de 2 segundos) entre o momento em que você move a alavanca e o momento em que a transmissão engata, isto indicará um desgaste excessivo dos elementos internos ou há algum problema hidráulico, e você deve evitar comprar este carro.

Se ocorrer um tranco forte ou ruído enquanto ocorre o engate, evite comprar este carro. Agora, enquanto ainda com o pé no pedal de freio, tente mudar a alavanca da posição “D” para “R” e de volta para “D”. Não deverão ocorrer trancos ou ruídos.

Mude para a posição “D”, e tente dirigir suavemente, com uma aceleração gentil e gradual. Até o veículo atingir uma velocidade de 50-60 km/h, você deverá sentir pelo menos duas mudanças de marcha (de primeira para segunda e de segunda para terceira). Estas mudanças deverão ocorrer muito suavemente, sem trancos ou patinação (quando o motor do veículo sobe de giro, porém o carro não acompanha).

Por “mudança suave” deve-se entender que ela deverá ocorrer sem trancos, porém você poderá sentir o momento em que o motor cai de giro. Parece que o veículo diminui a velocidade por um período muito breve de tempo e depois acelera novamente (exatamente o que acontece em um veículo com câmbio manual).

Você também notará a mudança pela ligeira alteração no ruído do motor. Mas quando a transmissão está extremamente desgastada ela efetuará a mudança com trancos, vibração ou demora,(especialmente de primeira para segunda marcha).

Dirigindo a uma velocidade entre 40 e 50 km/h, se você pressionar o pedal do acelerador por alguns segundos, você perceberá que o veículo muda de segunda para primeira, efetuando uma redução, se a transmissão estiver OK.



Próximo passo: Inspecione a quarta marcha (ou mesmo a quinta se o veículo possuir).
Enquanto dirige a 60-70 km/h em uma estrada plana, sem utilizar o acelerador, pressione o botão do overdrive (quarta marcha) para a posição ON. Você sentirá uma mudança suave para quarta marcha. Passe o botão para OFF e você deverá sentir uma redução para terceira.

Outro sintoma que poderá indicar problemas na transmissão é a patinação. Quando a transmissão está excessivamente desgastada ela “patina” – o que significa que você pressiona o acelerador, o motor sobe de giro, porém a velocidade permanece a mesma.

Se durante o teste drive você perceber quaisquer problemas tais como patinação, trancos ou vibrações e ruídos, ou se a transmissão permanecer travada em alguma marcha, ou mudança deficiente em alguma marcha como, por exemplo, de segunda para terceira, não compre este carro.

Dirija o veículo o maior tempo que puder. Freqüentemente a transmissão com problemas trabalha bem quando está fria, porém ao aquecer (após aproximadamente 20 km) ela começa a apresentar defeito. Assim, é mais conveniente gastar tempo dirigindo o veículo antes de comprá-lo do que gastar tempo e dinheiro depois consertando a transmissão, você não acha?

Normalmente, não deverá haver vibração, tranco, ruído, e nenhum tipo de problemas em qualquer velocidade e em qualquer temperatura do motor em qualquer marcha. Se o vendedor disser que os trancos ou vibrações ou qualquer outro comportamento anormal da transmissão é normal para este veículo ou é porque o carro está frio ou qualquer coisa parecida, nunca confie neste vendedor !!!

A garantia que ele dá a você sobre o veículo não significa que a transmissão do veículo não quebrará. Ela somente significa que o vendedor consertará o veículo se ele quebrar. Dependendo da oficina em que ele fará o serviço de sua garantia, em muitos casos a transmissão não durará muito.
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