Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EXPOSIÇÃO RevoluSAM PATENTE A PARTIR DE 24 DE ABRIL

Ir para baixo

EXPOSIÇÃO RevoluSAM PATENTE A PARTIR DE 24 DE ABRIL Empty EXPOSIÇÃO RevoluSAM PATENTE A PARTIR DE 24 DE ABRIL

Mensagem por ajgod Seg 21 Abr 2008, 07:17

Aí estão a beleza, a euforia, os medos e as contradições do 25 de Abril, no traço mordaz e seco de um dos mais importantes iconoclastas dos pós-25 de Abril. Trata-se de uma exposição de que o Museu muito se orgulha de apresentar, não só por ser a primeira vez que as obras são expostas, como pela oportunidade de se homenagear um grande humorista que dá pelo nome de SAM, ou pelo seu alter ego Guarda Ricardo.

Criador de objectos insólitos no humor e na forma, SAM foi um dos mais finos humoristas portugueses, desfazendo preconceitos e contradições, ao longo de décadas.

Muito censurado durante a ditadura, nos desenhos que produzia para o Expresso e para a revista Seara Nova, SAM revelou-se com o 25 de Abril um dos espíritos mais clarividentes na análise satírica do rumo da “revolução” e depois, precisamente até pouco antes de morrer, em 1993. Nos jornais, na rádio e na Televisão, deixou as marcas das suas múltiplas linguagens de criador.

As suas crónicas políticas foram feitas sobretudo com essa figura inesquecível chamada “O Guarda Ricardo” que do Jornal Novo, onde esteve dois anos, passou para as páginas do Diário de Notícias. Um humor ora sereno, ora caustico, mas nunca brejeiro ou arrogante. E sempre incisivo, fino, através do seu discurso sintético, muito económico e certeiro.

SAM sempre procurou distorcer para mostrar a essência das coisas que o comum dos olhares não vê, de tanto olhar… Esse é o grande potencial das suas linguagens de humor.

Irrequieto e omnividente na sua aparente calma, SAM colaborou em mais de 25 publicações periódicas e deixou quase uma vintena de livros publicados.

Esta “RevoluSAM” é um convite à redescoberta de um espírito intranquilo e divertido que fazia da vida um traço de humor luminoso. Com ele se iluminam muitas zonas sombrias do 25 de Abril.

Luís Humberto Marcos
Director do Museu Nacional da Imprensa
ajgod
ajgod
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1497
Idade : 34
Localização : Fafe @ Braga
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos