Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

+3
kpax
fafeinse
ajgod
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por ajgod Qua 19 Mar 2008, 04:46

Tutorial by wintech

Ter um portátil é a vontade de muitos, pois este é um equipamento compacto e móvel. Para muitos a compra de um portátil é considerado um investimento de grande valor.

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Dicas_portatil

A Wintech disponibiliza agora um pequeno guia com 10 simples dicas para o ajudar a escolher o portátil adequado às suas necessidades.

1 - Memória

Para a escolha da memória deve ter em conta o tipo de actividade que vai querer desempenhar no portátil. Hoje em dia todos os computadores vêm equipados com o Windows Vista, e como tal, 1 GB de memória é necessário para que este seja executado com alguma rapidez. Mas se realmente procura um portátil rápido, procure um com 2 GB ou mais de memória, já que entre 1 GB e 2 GB no Windows Vista se nota uma diferença significativa. Esta quantidade de memória é igualmente recomendada para aplicações 3D, como jogos ou software de edição gráfica 2D e/ou 3D.

2 - Processador
Quanto ao processador, é recomendado escolher um que seja da nova geração da Intel ou AMD. As de nova geração são as recomendadas devido à sua capacidade de processamento, poupança de energia e baixa taxa de aquecimento, deste modo à uma maior duração da bateria e um maior desempenho.
Em Intel, os processadores Core 2 Extreme são considerados os de gama Elevada, os Core 2 Duo de gama Alta, os Core Duo de Média e os Core Solo 2 e Core Solo são os de Baixa.
Em AMD, os processadores Turion 64 X2 são os de gama alta, os Athlon 64 X2 os de média e os Sempron de baixa.

3 - Bateria
As baterias são um aspecto importante num portátil, embora a sua duração varie consoante a utilização que se lhe esteja a ser dada. O uso dos novos processadores é um dos factores importantes para a poupança desta. São recomendadas o uso de baterias de iões de lítio, pois estas têm mais carga e uma vida útil mais prolongada. Estas novas baterias permitem também “fazer o que se quiser delas”, noutras palavras, não é necessário ter qualquer tipo de atenção especial, não se devendo apenas deixar que estas descarreguem por completo. Na primeira utilização deve-se deixar a bateria carregar 8 horas sem que o portátil esteja em utilização. Para quem pretende realmente bastante tempo de bateria, existem alguns modelos de portáteis que permitem adicionar uma bateria extra, por exemplo retirando a drive de CD/DVD e adicionar a segunda bateria.

4 – Disco Rígido
Os discos rígidos para portáteis são mais pequenos em todos os aspectos, tamanho físico e capacidade de armazenamento. Isto faz com que os discos sejam consideravelmente mais caros do que os discos para computador de secretária. A escolha de um disco com grande capacidade deve ser feita caso o utilizador pretenda o armazenamento de grandes quantidades de informação, caso contrário vai estar a pagar mais por algo que não vai usar. Os discos mais comuns são os de 120 GB, 160 GB, 200 GB e 250 GB. Menor do que 120 GB não deve escolher e superior a 250 GB não é necessário.

5 - Unidade de CD/DVD
A Unidade de CD/DVD já é algo que vem incorporado em todos os modelos. Estes permitem todos gravar DVD bem como CD. As drives de disquetes já não vêm incorporadas nem como acessório. Alguns modelos de portáteis já incorporam as unidades dos novos formatos como HD DVD e BlueRay, como é o caso da Vaio.

6 - Ecrã
Nem sempre o facto de dizer que quanto maior o ecrã, também maior o preço. Uma coisa é certa quanto maior o ecrã maior se torna a dimensão do computador portátil. Na base da sua decisão deve estar as suas necessidades, como deve ser sempre, para quê um ecrã grande se não vai trabalhar, por exemplo, com desenho técnico ou fotografia digital? Pense bem nisso antes de escolher.

* CrystalBrite, TruBrite, X-Black : O que são?
De certo que já viu nas características técnicas dos computadores portáteis a informação: Ecrã 15.4" CrystalBrite ou 15.4" TruBrite. Estes termos são sinónimos usados para definirem a tecnologia usada no ecrã, normalmente reflete-se no tipo de ecrã brilhante, actualmente muito em voga.


* Vantagens e Desvantagens:
Estes ecrãs são de facto muito mais apelativos pois as imagens aparecem mais definidas e com cores mais vivas, contudo se esta é a vantagem existe também a desvantagem do ecrã ser brilhante e de logicamente reflectir a luz presente, por exemplo, se estiver a usar numa sala com muita claridade poderá ter alguma dificuldade na visualização da imagem, visto que o ecrã vai reflectir. Poderá também provocar um maior cansaço visual.


7 - Placa Gráfica
Este é também um ponto importante, pois normalmente a placa gráfica colocada na configuração do computador poderá reflectir também o preço a pagar no final. Imagine o seguinte cenário: Quer um computador apenas para usar a internet e fazer uns trabalhos em aplicações Office. Então a placa gráfica é importante? Podemos dizer-lhe que não é o mais importante, de certo se estiver na dúvida entre um computador com uma placa gráfica nVidia ou ATi com memória dedicada e um computador com mais memória RAM então dizemos que para o tipo de aplicação que lhe vai dar opte pelo que têm mais memória RAM, as aplicações Office e o uso de internet não são das aplicações mais exigentes a nível gráfico.
Mas se por ventura pretende um computador para jogar também as últimas novidades então deverá investir (sim, porque certamente vai pagar um valor mais alto) num computador com uma gráfica nVidia (no mínimo GeForce 8400) ou ATI (no mínimo X2300) com pelo menos 128 MB de memória dedicada (memória própria da placa gráfica).

8 - Ligações Externas
Em qualquer computador, e hoje em dia tudo se liga a um computador, o número de portas e tipo de ligações é um factor importante. Lembre-se dos dispositivos que pretende ligar à sua porta USB, por exemplo: internet de banda larga, impressora, rato (dispensável), leitor de mp3, câmara fotográfica digital, etc...
Actualmente os fabricantes têm este tipo de ligações em conta e um computador deve ter, na nossa opinião, pelo menos 3 a 4 portas USB de forma a evitar o uso do Hub USB (um género de ficha tripla ou quadrupla para portas USB). O computador que optar por adquirir deverá ter também uma placa de rede (RJ45), leitor de cartões (que pode dispensar o uso da ligação via USB para a máquina fotográfica digital), e também uma porta Firewire (não é fundamental mas também não faz mal nenhum se tiver). Ligação Sem Fios : Bluetooth e Wi-Fi são hoje em dia imprescindíveis.

9 - Marca
As marcas que maior expressão têm no mercado são a HP, Toshiba, Sony Vaio e Asus. A Acer entre outras seguem as principais marcas que lideram o mercado.
O uso de uma determinada marca tem também o seu custo e certamente que o design está igualmente associado, assim como a assistência técnica (que iremos falar de seguida).
Marcas a evitar, embora representem um preço mais baixo: Acer e outras marcas ditas "brancas".

10 - Assistênc8JFia

Falar de assistência técnica não é fácil, existem sempre queixas de A, B ou C e existem também aqueles que falam maravilhas de A, B ou C.
Vamos falar daqueles que melhor conhecemos, e que curiosamente, são lideres de mercado na venda de computadores portáteis : A Toshiba e HP.

Estas duas marcas distânciam-se também das outras pela sua excelente assistência técnica e possuem mesmo centros de assistência técnica e especializada sediadas em Portugal. O recurso à linha de apoio a cliente das marcas pode ser um excelente recurso para aqueles que têm dúvidas e que em determinados casos vêm resolvidos os seus problemas com um simples telefonema.

O mesmo já não se pode dizer da Sony, Asus e Acer, em que o portátil tem de ser enviado para fora do país para reparação. Face a isto consideramos que a Sony, Asus e Acer possuem uma assistência técnica de nivel mediano, pois a sua reparação passa pela saída do país o que pode de certa forma comprometer o tempo da reparação.

Deixamos ainda assim os contactos das assistências técnicas em Portugal:

HP: 808 201 492
Toshiba: 707 265 265
Acer: 808 300 033
Asus: 808 789 888
Sony Vaio: 808 201 174

Esperamos que este lote de dicas sirva para ilucidar algumas dúvidas e que consiga com a nossa ajuda adquirir facilmente o seu computador portátil.

Autores : Bogas e [JF]
ajgod
ajgod
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1497
Idade : 34
Localização : Fafe @ Braga
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por fafeinse Qua 19 maio 2010, 10:23

Comprem um macbook que não se arrependem, para quem necessita de um bom pc com grande autonomia para trabalhar não há nada melhor que o macbook de 13", e ainda por cima é bem bonito Very Happy
fafeinse
fafeinse
User
User

Número de Mensagens : 28
Localização : Fafe
Data de inscrição : 13/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por kpax Qua 19 maio 2010, 12:41

fafeinse escreveu:Comprem um macbook que não se arrependem, para quem necessita de um bom pc com grande autonomia para trabalhar não há nada melhor que o macbook de 13", e ainda por cima é bem bonito Very Happy

Isso e computador de meninos
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 33
Data de inscrição : 21/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por fafeinse Qua 19 maio 2010, 13:44

Oh pá, tens direito à tua opinião como eu tenho à minha, embora na minha modesta opinião o que acabas de dizer só demonstra a tua ignorância no que toca a computadores Wink
fafeinse
fafeinse
User
User

Número de Mensagens : 28
Localização : Fafe
Data de inscrição : 13/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por kpax Qua 19 maio 2010, 16:47

fafeinse escreveu:Oh pá, tens direito à tua opinião como eu tenho à minha, embora na minha modesta opinião o que acabas de dizer só demonstra a tua ignorância no que toca a computadores Wink

pk só kem e a favor de mack e k percebe realmente de computadores..... uma cagada vistosa para meninos k se kerem armar em inteligentes affraid
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 33
Data de inscrição : 21/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por MadFerIt Qui 20 maio 2010, 05:45

kpax escreveu:
fafeinse escreveu:Oh pá, tens direito à tua opinião como eu tenho à minha, embora na minha modesta opinião o que acabas de dizer só demonstra a tua ignorância no que toca a computadores Wink

pk só kem e a favor de mack e k percebe realmente de computadores..... uma cagada vistosa para meninos k se kerem armar em inteligentes affraid

1º mack não conheço
2º arranja-me um portátil com o mesmo design (quer queiramos quer não é um factor cada vez mais em conta), qualidade de construção, com a mesma potência que te proporcione a mesma autonomia (estamos a falar de 9/10horas), com um sistema operativo tão evoluído (leia-se sem bluescreens e constantes crashes, e sem correr antivirus e anti-spyware todas as semanas)
3º por acaso existem estudos que os não utilizadores de windows, costumam a perceber um bocadinho mais que os restantes. fala em windows aos docentes do Departamento de Informática da UM e depois diz-me qualquer coisa
4º tens direito à tua opinião, mas não critiques sem experimentar

MadFerIt
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 1514
Data de inscrição : 28/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por MadFerIt Qui 20 maio 2010, 05:45

fafeinse escreveu:Comprem um macbook que não se arrependem, para quem necessita de um bom pc com grande autonomia para trabalhar não há nada melhor que o macbook de 13", e ainda por cima é bem bonito Very Happy

não é preciso dizer mais nada :-)

MadFerIt
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 1514
Data de inscrição : 28/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por King_Pito Qui 20 maio 2010, 05:55

O design a mim passa-me ao lado, hoje em dia a diferença não é muita de portátil para portátil e este é (ou deveria ser) o ultimo factor a ter em conta.

A autonomia sem duvida que dá 100-0 a todos os outros fabricantes e é bastante importante num portátil.

Agora o facto de ter o MAC OS já é relativo, aprecio bastante o sistema operativo e aplicações que existem principalmente para designers e edição de vídeo/imagem/áudio mas da óptica do utilizador parece-me sofrer um pouco do mal do linux, muita segurança, muita performance, pouco acessível ao utilizador comum e ainda menos acessível a quem compra um pc que está limitado ao sistema operativo compatível neste caso compras um mac, não metes windows nem linux, e vice-versa...

Is Apple the New Microsoft?
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por MadFerIt Qui 20 maio 2010, 07:20

Acho que não sofre desse mal porque, muito provavelmente, é o OS mais intuitivo que tens. atalhos de teclado simples para quase todas as tarefas, gestos no touchpad para "disparar" determinadas acções, esconder janelas ou mudar de aplicação... acho mais acessível que windows até.

MadFerIt
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 1514
Data de inscrição : 28/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por King_Pito Qui 20 maio 2010, 07:50

Já tens o mac os entranhado Laughing
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por kpax Qui 20 maio 2010, 07:59

MadFerIt escreveu:
kpax escreveu:
fafeinse escreveu:Oh pá, tens direito à tua opinião como eu tenho à minha, embora na minha modesta opinião o que acabas de dizer só demonstra a tua ignorância no que toca a computadores Wink

pk só kem e a favor de mack e k percebe realmente de computadores..... uma cagada vistosa para meninos k se kerem armar em inteligentes affraid

1º mack não conheço
2º arranja-me um portátil com o mesmo design (quer queiramos quer não é um factor cada vez mais em conta), qualidade de construção, com a mesma potência que te proporcione a mesma autonomia (estamos a falar de 9/10horas), com um sistema operativo tão evoluído (leia-se sem bluescreens e constantes crashes, e sem correr antivirus e anti-spyware todas as semanas)
3º por acaso existem estudos que os não utilizadores de windows, costumam a perceber um bocadinho mais que os restantes. fala em windows aos docentes do Departamento de Informática da UM e depois diz-me qualquer coisa
4º tens direito à tua opinião, mas não critiques sem experimentar

nao sabia k os docentes do departamento de informatica falavam fdx
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 33
Data de inscrição : 21/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por mags Qui 20 maio 2010, 15:05

tenho um macbook pro e só posso dizer maravilhas
mais intuitivo e mais simples de usar que um windows...
desinstalar ou instalar um programa? é so arrastar...
virus? nao sei o que é isso...
software? ha para tudo e todos os gostos... (na minha area de multimedia é um mimo, ate para programação é a melhor coisinha)
está escuro? tenho teclado retro-iluminado
ecrã? LED

tinha um prof que era anti mac mas dos grandes....neste momento não larga o macbook pro dele...lol...parece um babado

na empresa onde estou trabalho em windows 7 (pois usam o 3d max lá) e detesto a todo o tamanho. de que me vale lá ter um core i7 com 6gb de ram, se o windows cracha por todos os lados....

neste momento venha quem vier, portátil pra mim é mac
mags
mags
Power User
Power User

Número de Mensagens : 191
Localização : fafe
Data de inscrição : 18/04/2008

http://ricardoportfolio.no.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por kpax Qui 20 maio 2010, 17:52

agora fora de brincadeiras..... nunca tive nehum mac , mas pelo k vejo e um computador com boas caracteristicas , principalmente no k toca a autonomia.
eu uso o windows 7 , e com 4 gb de ram o meu pc nao crasha nem por nada...
talvex kuando ganhar uns trocos exprimente um mac
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 33
Data de inscrição : 21/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por MadFerIt Sex 21 maio 2010, 03:28

kpax escreveu:agora fora de brincadeiras..... nunca tive nehum mac , mas pelo k vejo e um computador com boas caracteristicas , principalmente no k toca a autonomia.
eu uso o windows 7 , e com 4 gb de ram o meu pc nao crasha nem por nada...
talvex kuando ganhar uns trocos exprimente um mac

vai por mac, vale a pena. um portátil não se mede apenas por MHZ ou GBytes... há outras coisas importantes em termos de qualidade do material e construção, monitor, autonomia, robustez e, claro, Sistema Operativo

MadFerIt
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 1514
Data de inscrição : 28/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por kpax Sex 21 maio 2010, 04:37

EU JA TIVE TENTADO a roubar o mac do simao hehehe
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 33
Data de inscrição : 21/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por fafeinse Sex 21 maio 2010, 12:58

King_Pito escreveu:O design a mim passa-me ao lado, hoje em dia a diferença não é muita de portátil para portátil e este é (ou deveria ser) o ultimo factor a ter em conta.

A autonomia sem duvida que dá 100-0 a todos os outros fabricantes e é bastante importante num portátil.

Agora o facto de ter o MAC OS já é relativo, aprecio bastante o sistema operativo e aplicações que existem principalmente para designers e edição de vídeo/imagem/áudio mas da óptica do utilizador parece-me sofrer um pouco do mal do linux, muita segurança, muita performance, pouco acessível ao utilizador comum e ainda menos acessível a quem compra um pc que está limitado ao sistema operativo compatível neste caso compras um mac, não metes windows nem linux, e vice-versa...

Is Apple the New Microsoft?

Acho que não há duvida alguma que no que toca a performance e autonomia da bateria, que são na minha opinião as duas caracteristicas mais importantes na escolha de um portatil, os macbook ganham a qualquer outro..

No que toca à acessibilidade, tenho a dizer que no primeiro contacto que tive com o MAC OS, que foi nos pc's da universidade, a ambientação ao sistema operativo não foi tão difícil como eu pensava, após algum tempo a conhecer as funcionalidades mais básicas até se tornou bastante fácil mexer naquilo Very Happy ..
fafeinse
fafeinse
User
User

Número de Mensagens : 28
Localização : Fafe
Data de inscrição : 13/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por fafeinse Sex 21 maio 2010, 13:04

kpax escreveu: pk só kem e a favor de mack e k percebe realmente de computadores..... uma cagada vistosa para meninos k se kerem armar em inteligentes affraid
kpax escreveu: talvex kuando ganhar uns trocos exprimente um mac
kpax escreveu: EU JA TIVE TENTADO a roubar o mac do simao hehehe
facepalm eu próprio não diria melhor lol!
fafeinse
fafeinse
User
User

Número de Mensagens : 28
Localização : Fafe
Data de inscrição : 13/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por kpax Sex 21 maio 2010, 15:05

devias ter posto a parte em k digo ..... fora de brincadeiras!!! toino do caralho
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 33
Data de inscrição : 21/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por fafeinse Sáb 22 maio 2010, 06:02

Mas assim não tinha piada Wink
fafeinse
fafeinse
User
User

Número de Mensagens : 28
Localização : Fafe
Data de inscrição : 13/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por max Sáb 22 maio 2010, 10:05

Se isto fosse uma discussão a sério, daria a minha opinião :p

max
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 282
Data de inscrição : 26/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por kpax Sáb 22 maio 2010, 10:39

vah da a tua opiniao de pessoa k verdadeiramente entende do assunto .....
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 33
Data de inscrição : 21/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por max Sáb 22 maio 2010, 11:37

Não se trata de perceber ou não do assunto... trata-se de quem já experimentou ambos... aliás, mais do que apenas 2.

Gosto de Windows XP e do 7. Comecei a mexer em PCs com o windows 95 mas o XP é de facto superior e, quando preciso de windows, ainda é ao que recorro. O windows XP é muito bom, leve e funcional.

O Vista é um cagalhão. O Windows 7 traz um bocado da simplicidade do XP mas mais bonitinho e com umas funcionalidades interessantes.

Comprei um Mac porque lá na universidade, quando mexia num, sentia que me dava muito mais potencialidades do que o Windows. O MAC OS X é uma mistura do windows com o Linux: tens o melhor dos dois mundos. A segurança, configurações avançadas e fiabilidade do Linux e tens a facilidade e compatibilidade do Windows.

O Mac OS é sem dúvida o sistema operativo mais fácil de funcionar. É o mais user-friendly, ou seja, para qualquer pessoa que não perceba muito de computadores, é o mais fácil de mexer e aprender. Não é o SO mais avançado (ou pelo menos não te permite muitas coisas do windows) simplesmente porque não tem a framework .NET. O Office da microsoft para MAC é inferior ao do Windows, não por ter menos coisas, mas porque é muito mais lento! Resumindo, o MAC OS X seria perfeito se tivesse visual studio, um office rápido e acesso à .NET. São as vantagens que vejo de momento do Windows em relação ao Mac OS.

Fora isso, a linha de comandos (bash) é incomparavelmente melhor em mac (dadas as suas raises Unix). Permite, basicamente, fazer tudo o que quiseres, sem estares limitado pelo próprio sistema operativo, sem avisos esquisitos e permissões em tudo que é canto. Além disso, num Mac podes ter windows, o contrário não é possível. (a não ser por métodos pouco eficazes).

O MAc OS é feito para um (ou poucos) hardwares específicos por isso pode ser optimizado ao milimetro. O windows é feito para qualquer computador, logo não consegue oferecer a mesma optimização. Daí um MAC ter grande bateria e ter uma ligação entre MACs feita de forma impossível entre computadores windows. Quem já experimentou sabe que Bluetooth, Wireless, backups e outras coisas mais entre MACs é uma questão de poucos cliques.

Para o utilizador comum? Não nada que se faça em Windows que não se faça em Mac. E mais facilmente. Desde abrir ficheiros de vários formatos apenas com um programa sem necessidade de fazer downloads para cada ficheiro em especifico, segurança sem anti virus, firewall não intrusiva, controlo parental muito avançado, ligações wireless sem complicações, um monte de aplicações por defeito que servem para as maior parte das tarefas mundanas...

Problemas? Flash (videos do youtube em flash) fazem aquecer demasiado; o problema não é da apple mas sim da adobe mas isso são outras questões (mas já é possível ver videos em HTML5 sem aaquecer :p); office da microsoft lento (problema de quem programa e o facto de no windows ser integrado mais profundamente no sistema operativo); quicktime que não dá para ver .avi por defeito; não acesos à .NET (problema da microsoft, são finos :p) o que daria para portar todos os programas de windows para mac;

Vantagens: tudo o resto.

Em termos de hardware? Mais bonito (é um factor importante...), mais durável (muito mais!!!), aquece menos, é mais leve, faz muito mais com muito menos (se olharem para as especificações são uma merda (á primeira vista :p) comparadas com as da concorrência, mas funcionam muito melhor dada a optimização do SO). bateria...

Linux é PCs é bonito mas a optimização é fraquinha (nas distribuições "normais"). São muito bons para servidores mas para utilizadores comuns, hum...

Porque ficar com windows? Porque agora a moda é computadores baratos; um MAC ainda é caro (minimo de 999€); QUANDO puderem e estejam a pensar comprar outro computador, a minha sugestão é um MAC. Para qualquer tipo de utilizador. Já agora, a mudança é feita facilmente com as funcionalidades de transferencia e podem manter os dois sistema operativos a correr ao mesmo tempo :p

Estou disponivel para questões :p

max
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 282
Data de inscrição : 26/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por max Sáb 22 maio 2010, 11:39

Faltou dizer que os MAC agora são Intel, e o facto de tanta gente saber programar para iPhone (a linguagem é a mesma), faz com que seja uma plataforma com potencial para cada vez mais exisitirem aplicações para ela.

max
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 282
Data de inscrição : 26/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por kpax Sáb 22 maio 2010, 12:22

primeiro e para ver se gosto do So talvez o insta-le e teste apartir da maquina virtual se der claro.
kpax
kpax
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 615
Idade : 33
Data de inscrição : 21/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por max Sáb 22 maio 2010, 12:33

Não é possível. Em MAC podes instalar windows; em windows não consegues instalar MAC (a não ser que queiras ter um trabalho louco).

Mas se quiseres dar umas voltas, é só dizer :p

max
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 282
Data de inscrição : 26/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil Empty Re: Guia : 10 Dicas Para a Compra de Um PC Portátil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos