Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

5 participantes

Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por FreezingMoon Qui 05 Nov 2009, 04:21

Associação promete pedir a retirada de todos os símbolos religiosos das escolas, hospitais e quartéis. Já a Associação República e Laicidade pede ao Ministério da Educação para mandar tirar todos os crucifixos.

A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) garante que vai pedir a retirada de todos os símbolos religiosos dos edifícios públicos, caso não haja uma medida oficial que o faça. "Faremos uma reclamação para que sejam retirados todos os símbolos. Não só nas escolas, mas também nos hospitais, quartéis e outros edifícios públicos", adianta ao DN Carlos Esperança, presidente da AAP.

Também a Associação República e Laicidade (ARL) enviou uma carta à ministra da educação, Isabel Alçada, a pedir que o ministério mande tirar os crucifixos das escolas "através de uma circular". A polémica dos crucifixos nas escolas foi relançada na terça-feira por causa da sentença em que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos mandou retirar os crucifixos de uma escola italiana e decretou o pagamento de uma indemnização à mãe dos alunos que pediu a retirada dos mesmos.

Por cá, os crucifixos podem ser retirados das escolas se houver uma reclamação dos pais ou dos professores, ou seja, de alguém em contacto directo com a escola. Será esta norma que pode fazer com que o pedido da AAP para que sejam tirados todos os símbolos não tenha efeito.

No entanto, Carlos Esperança esclarece que esta medida não se trata de "nenhuma animosidade contra os símbolos religiosos". "Trata-se apenas da defesa da laicidade do Estado e da defesa da igualdade de todas as religiões", explica.

Para fazer valer o seu pedido, a ARL promete pedir uma audiência à nova ministra da Educação. Se o encontro não resultar, aí "teremos de ponderar o que vamos fazer", reconhece Ricardo Alves, presidente da ARL.

De acordo com a ARL, as escolas têm removido os crucifixos, sempre que existe uma queixa nesse sentido. O DN questionou o Ministério da Educação para saber quantos foram retirados, mas não obteve resposta em tempo útil. Desde o 25 de Abril de 1974 que os crucifixos já não são obrigatórios.

Porém, as escolas portuguesas ainda estão marcadas pela tradição católica. Além dos símbolos como crucifixos, ainda se celebram festas religiosas e, muitas vezes, os próprios nomes dos estabelecimentos referem figuras religiosas.

O Vaticano também comentou a decisão que foi tomada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. "A nossa reacção só poderia ser uma reacção de lamento e agora vamos reunir todas as nossas forças para conservar os símbolos da nossa fé para os crentes e não crentes", refere o secretário do Vaticano, Tarcisio Bertone, citado pela Lusa. O cardeal revelou ainda que o Vaticano está satisfeito com o recurso apresentado pelo Estado italiano contra a sentença do Tribunal de Estrasburgo.
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por MadFerIt Qui 05 Nov 2009, 05:52

Parece-me mais que bem

MadFerIt
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 1514
Data de inscrição : 28/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por King_Pito Qui 05 Nov 2009, 06:08

Extremamente bem... Existem muitas escolas que mais parecem catequeses, no entanto há que respeitar a opinião de quem não quer remover e o justifica de forma plausível.
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por poke Qui 05 Nov 2009, 09:05

Para justificar de forma plausivel, a meu ver não poderão deixar entrar/usufruir do ensino dessa escola crianças de outras religiões, pois eles também têm então direito de terem os seus simbolos religiosos nas paredes das salas de aulas.

poke
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 275
Localização : Fafe e Resto do Mundo
Data de inscrição : 23/04/2008

http://www.escoladolivro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por King_Pito Qui 05 Nov 2009, 09:25

poke escreveu:Para justificar de forma plausivel, a meu ver não poderão deixar entrar/usufruir do ensino dessa escola crianças de outras religiões, pois eles também têm então direito de terem os seus simbolos religiosos nas paredes das salas de aulas.

Não é o "não poderão" mas ficarem avisados antes do inicio das matriculas, talvez.
Se bem que isto iria contribuir para uma boa de uma exclusão social ao existirem escolas para estes e para aqueles...
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por FreezingMoon Qui 05 Nov 2009, 09:27

enfim...

estou de acordo que em novas construçoes nao se utilize "decoraçao" religiosa. um corte com o passado. a partir de agora. OK!

no entanto, é sabido que em edificios antigos era corrente, pois viviamos num pais (e ainda vivemos) de maioria crista, era uma pratica intimamente ligada á epoca do regime e do celebre chavao "deus patria familia"

nao percebo qual a necessidade de ir remover objectos que ja estao ha decadas no seu canto e nao estao a fazer mal a ninguem!

eu nao sou religioso, mas nao me incomoda nada um crucifixo num hospital ou numa escola.

pra quem nao tem fe é apenas um simples objecto portanto nao vejo razao para esta luta. ou será que fere os olhos ou a consciencia de alguem?



alem disso uma:
Associação Ateísta Portuguesa é tao util á sociedade como um crucifixo em cima de um quadro de uma sala de aulas de uma escola primaria...



..................................................................................................................

eu seria certamente contra um ensino escolar uniformizado e formatado em praticas cristas e sabemos que isso nao existe no ensino publico.

nao vejo qual é a comichao...para agora iniciar uma revolta contra algo que para quem é tao ceptico deveria ser igualmente insignificante.

podemos continuar a ir a um hospital infestado, sem condiçoes e com doentes nos corredores, podemos continuar a ter salas de aulas onde os alunos teem frio e crescem cogumelos nas paredes tal é a quantidade humidade, podemos continuar a ir a postos de GNR que trabalham em gabinetes sem condiçoes e com equipamento da idade da pedra e onde chove pelas paredes abaixo.... mas vamos ser uma pais moderno e vincar o nosso laicismo e queimar na fogueira todos os simbolos religiosos que encontrarem em sitios publicos.

será apenas e ironicamente o mesmo que a igreja crista fazia nos primordios e uns seculos depois na idade media.

realmente para quem se denomina de ateu...afinal...parece que nao lhes é totalmente indiferente como se esperava.

é mais um episodio de ocupaçao de tempos livres ,tal como foi o episodio da alteraçao do hino nacional porque era agressivo, ou da petiçao para voltar a chamar ponte salazar á ponte 25 de abril, ja agora eu acho que deveriamos tirar o escudo á bandeira e por um fundo com uma bananeira porque ficava mais bonito e era bom para o turismo...

proximas lutas: remover todas as cruzes dos cemiterios e\ou reclamar a "construçao de parques de recolha de seres humanos mortos" (chamar cemiterio é muito cena ha catolico) que nao se regem por qualquer ideologia religiosa e portanto nao querem cá misturas.
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por FreezingMoon Qui 05 Nov 2009, 09:37

FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por Quim Qui 05 Nov 2009, 10:00

Acho bem. O estado é independente da igreja. Se uma escola ou uma repartição tem pendurada uma cruz, passa a ser católica e isso vai contra o Estado.


@freezong_moon
A ti bastava-te que virassem as cruzes ao contrário.
Quim
Quim
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 437
Data de inscrição : 22/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por poke Qui 05 Nov 2009, 10:15

Para mim é indiferente que em algum local publico esteja um cruz ou não (cada um dentro de sua casa, pode colocar o que quiser), mas em locais publicos tem de se respeitar todos,logo acredito que para muita gente lhe faça confusão ver o crucifixos nas paredes, como o KiNg_PiTo disse é um bom tema para contribuir para um discussão social.
Agora continuo a defender o que é para uns, deveria ser para outros.
E agora pegando no exemplo da comunidade geová, eles não aceitam transfosões de sangue, nem que a vida deles esteja em risco, estão no direito deles (embora eu ache uma estupidez, mas a minha opinião vale o que vale), daí eu defender que o sol quando nasce é para todos, então sou a favor da retirada dos crucifixos dos locais publicos.

poke
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 275
Localização : Fafe e Resto do Mundo
Data de inscrição : 23/04/2008

http://www.escoladolivro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por FreezingMoon Qui 05 Nov 2009, 10:50

eu gosto de cruzes sejam erectas invertidas ou a arder!

é uma peça de arte bastante interessante Wink

so nao percebo é esta ideia de agora começar a remover tudo, talvez sejam pessoas outrora obrigadas a ir a missinha á catequese e a fazer as cumunhoes...eu como nunca fui,nao tenho esse estigma.

como ja disse concordo que em edifiçoes novos nao sejam colocados! onde ja esta,ja esta. nao prejudica ninguem.

falaste bem, no estado, independente da igreja, no entanto podem remover os crucifixos todos das paredes que o nosso calendario continuara a ser regido mediante ideiais religiosos.

(e agora recordo uma conversa recente com o Agente Mortadela)

feriados religiosos
e as epocas festivas da pascoa e do natal que todos nos gostamos e ate o mais ceptico cidadao nao se importa muito nem que seja para nao ir trabalhar.

e se agora a associaçao ateista se lembra-se que esses feriados deveriam ser abolidos, pois tratando-se de comemoraçoes\datas de acontecimentos cristaos sao discriminatorios perante os ateus\cidadaos com outras crenças.

concordavam?
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por Quim Qui 05 Nov 2009, 11:04

Concordava. Mas queria passar a celebrar outro tipo de coisas que não tivessem a haver com religião.

Cenas (nascimento ou morte) de Fernando Pessoa, amália, egas moniz, etc... Podíamos substituir os feriados todos por outros
Quim
Quim
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 437
Data de inscrição : 22/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crucifixos fora de todos os edifícios públicos Empty Re: Crucifixos fora de todos os edifícios públicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos