Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

18 anos para líder de grupo que assaltou casa de Domingos

Ir para baixo

18 anos para líder de grupo que assaltou casa de Domingos Empty 18 anos para líder de grupo que assaltou casa de Domingos

Mensagem por FreezingMoon Ter 23 Mar 2010, 01:04

18 anos para líder de grupo que assaltou casa de Domingos

O Tribunal de Matosinhos condenou hoje a 18 anos de prisão o "patrão" do grupo de cinco arguidos que em Janeiro de 2009 assaltou várias residências em Matosinhos, incluindo a do treinador Domingos Paciência.

Os restantes elementos foram condenados a penas de prisão efectivas compreendidas entre os 12 e os 15 anos e todos foram condenados a expulsão do território nacional.

"De modo geral resultaram provados todos os factos da acusação, referentes a todas as situações" de assalto, referiu a presidente do colectivo de juízes durante a leitura do acórdão.

Os fatos remontam a Janeiro de 2009 quando, e segundo a acusação do Ministério Público, o grupo (auxiliado por dois portugueses), assaltou um restaurante e seis casas em Matosinhos, sequestrando os seus moradores e roubando objectos de valor.

A residência do treinador do SC Braga, Domingos Paciência (na foto), foi assaltada a 22 de Janeiro de 2009, e daí os arguidos levaram relógios de luxo no valor de 39 mil euros, além de computadores, dinheiro e bijutaria.

Os assaltantes tentaram ainda abrir o cofre do treinador de futebol, mas como não conseguiram, trancaram a mulher e os três filhos, dentro de uma casa de banho, após o que fugiram no automóvel de Paciência que não se encontrava em casa.

O tribunal deu como provado que os cinco arguidos "decidiram em conjunto praticar roubos a casas e residências em Leça da Palmeira", não aceitando a tese inicial apresentada por quatro de que estavam completamente manietados pelo líder Cássio de Souza que os havia chamado para virem do Brasil para Portugal.

Considerou ainda que os crimes eram planeados com algum rigor por todos os arguidos e que, ainda que a indicação das casas a assaltar fosse dada pelo "patrão", todos iam fazer o reconhecimento do local.

Durante os assaltos, os arguidos subtraíam sempre os automóveis das habitações para poder transportar os objectos roubados, mas depois deixavam-nos a poucos quilómetros de distância.

Quanto aos dois portugueses, o tribunal absolveu a arguida acusada de cumplicidade nos roubos e tráfico de armas por falta de provas. Condenou-a, contudo, ao pagamento de 1.500 euros por detenção de arma proibida.

Já o segundo arguido português foi condenado a um ano e dois meses de prisão suspensa por detenção de estupefacientes.

No final, a juíza salientou aos arguidos que "isto não é o Brasil" e que estes "aterrorizaram" os ofendidos "pelo seu comportamento".

"À saída a mandatária do líder do grupo admitiu recorrer do veredicto por considerar que existem algumas contradições nos factos dados como provados.

Os arguidos, também condenados ao pagamento de mais de 30 mil euros em indemnizações, só poderão ser expulsos do país depois de cumprirem metade da pena e após entendimento com o Tribunal de Execução de Penas.
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

18 anos para líder de grupo que assaltou casa de Domingos Empty Re: 18 anos para líder de grupo que assaltou casa de Domingos

Mensagem por FreezingMoon Ter 23 Mar 2010, 01:06

Spoiler:

Exclamation

venia:
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos