Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gostam? ... mas porquê?

5 participantes

Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por NeikloT Qua 30 Abr 2008, 23:15

Bem, no âmbito de um trabalho que tenho que entregar na 6f, agradecia que me dessem alguns dos vossos minutos para responder a este "breve" questionário Wink As perguntas foram feitas há uns minutos atrás, são 6 da manhã, desculpem o português... O trabalho tem por objectivo saber porque razão o metal é um género tão adorado ou detestado. Por que razões cria polémica, bla bla bla... Ora, estando num fórum de metal claro que ponho a versão "pro-metal" Smile

Espero "testamentos" de algumas pessoas (não, não direi nomes, até porque toda a gente sabe que as enciclopédias das quais espero respostas looongas são o Zinzens e o Freezing_Moon, entre outras.. e pronto, não quero que se sintam pressionados). Dado que tenho 15000 caracteres pela frente... qualquer colaboração pode ser útil. Se tudo correr bem, eu pago finos no sábado :p LoooL!

Pronto, aqui vão as perguntas, estão inspirados? Acho bem.

- Gostas de metal (dah:p Se quiserem especificar os sub-géneros que preferem...)l? Porquê?

- Qual achas ser a visão da população geral em relação ao metal?

- Como foi o teu primeiro contacto com o género? Foi "amor à primeira vista" ou foi necessária uma certa "aprendizagem"?

- Quais as bandas que te iniciaram? Quais aconselhas para alguém que queira conhecer bandas de metal? Olhando para trás, que achas das primeiras bandas que conheceste e que paralelo consegues fazer com as bandas que mais curtes actualmente? São muito diferentes?

- Curtes músicas de outro género (pop/RnB/jazz/clássica/hip hop/Techno...)? Vês alguma semelhança entre os outros géneros que curtes e o metal?

- Quais os factores que te fazem apreciar uma música?

- Identificas-te com certas mensagens de violência (um tanto quanto provocadoras... inclusive em relação à religião) que algumas bandas transmitem? Se sim, em que sentido? Se não, não pensas ser um paradoxo curtires uma música que faz a propaganda de uma ideia com a qual não concordas? O aspecto instrumental/musical puro e duro, tem mais valor do que a letra?

- O que conta mais para ti, letra ou música? Acreditas no "gostar de uma música pelo seu significado"? Se sim, como explicas o hipotético gosto por músicas cuja letra não se percebe à primeira (nem à segunda, e só mesmo à vingésima quarta!)?

- O que achas dos escândalos que têm "denegrido" o género? (como terem atribuído a culpa do massacre em columbine ao Marilyn Manson) Conheces alguns? Quais?

- Como descreves a dita "comunidade metaleira"? O que a diferencia das outras? Se existisse uma "filosofia metaleira", qual seria?

- O que achas do fenómeno "Tokyo Hotel"?

- Acreditas que este fenómeno possa ser o impulso para uma certa população aderir ao género e apreciar bandas "realmente" classificáveis como Metal?

- Como vês o futuro do género daqui a uns anos? Uma evolução positiva ou algo parecida com a evolução que conheceu o "grunge", por exemplo? Uma corrente que foi desvanecendo.. Ainda acreditas que o género possa renovar-se ou já se fez tudo?

E é isso!
cheers


Brigadão! ^^'
NeikloT
NeikloT
Power User
Power User

Número de Mensagens : 155
Idade : 37
Localização : Fafe - Braga
Data de inscrição : 13/04/2008

http://www.myspace.com/neiklotxxiv

Ir para o topo Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Re: Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por ajgod Qui 01 maio 2008, 02:55

Gosto de Metal.. Desde o alternative metal ate ao brutal death, passando pelo black, heavy, etc, etc. gosto porque o desde muito cedo (11anos) comecei a ouvir metal por influencias de um primo e quando ouvi ate gostei. acho que o metal traz qualquer coisa q o distingue do actual cenario musical (mainstream).

acho que a maioria da populaçao acha q o metal é uma musica de drogados.. isto pq sao completamento leigos na materia.

foi mais um amor a primeira vista, depois da 1ª vez nunca mais se larga Razz

a primeira banda que ouvi foi Marilyn Manson e Limp Bizkit. a partir dai fui alargando os meus conhecimentos passando para outros estilos de metal. foi uma coisa gradual, do tipo: heavy (mts aninhos) depois para o black e death (mais recentemente 5 anitos +-).
neste momento existe uma grande diferença em relaçao ao que ouvia no inicio. alias, existe uma grande diferença. se comecei pelo heavy agora estou mais numa de black/death.
para quem se estiver a iniciar acho que é dificil aconselhar alguma coisa, mas devem seguir pelas bandas mais basicas so depois passando para as mais tecnicas (sim, nao e facil ouvir/perceber alguns cds)

curto tambem alguma musica electronica (house, trance DnB, etc) embora em menor escala, apesar de estar relativamente bem informado no que vai acontecendo neste genero musical. nao vejo grandes parecenças entre Metal e Electro.

antigamente posso dizer que era so pelo barulho Cool agora talvez o vocal, os riffs e em certa parte a bateria. nao esquecendo algumas letras.

independentemente das letras das musicas, acho que cada um tem que ser capaz de separar o que as vezes é dito numa musica do que e feito da realidade. a musica é uma arte que cada um deve tentar compreender. nao e por uma musica falar sobre a morte que nos devemos começar para ai a matar tudo que se mexa.
considero o aspecto instrumental/musical importante, mas acho que as letras tambem o sao... acho que as letras sao cada vez mais importantes. (um exemplo: quem nao se lembra da letra da rollin dos limp bizkit, que coisa mais estupida e sem sentido - é a minha opiniao Cool )

acho que os principais culpados de denegrir o genero, nao sao os musicos, mas sim as pessoas que se encontram fora do estilo.. essas e q arranjam mil e uma razoes para denegrir o metal.

acredito na comunidade metaleira como pessoas que ouvem metal, nada mais.. apesar do rotulo da comunidade metaleira vista por outras pessoas seja: vestir-se de preto, cabelo grande e ouvir musica do diabo.
filosofia metaleira? mhhhh, talvez: acima de tudo, GROIAAAA lol!

tokyo hotel? ahahahahaha, mainstream do pior que pode haver, simplesmente nao gosto.. acho que sao uma banda "versao morangos com açucar alema" e que aquele vocalista mais parece uma aberraçao (raparigas ?! se lerem isto nao me crucifiquem Laughing )

eu nao considero tokyo hotel uma banda de metal e alem disso acho que e uma banda PyTa sTyLe.. depois, acho que a maioria que ouve tokyo hotel sao pseudo goticas que dizem gostar de coisas dark tipo system of a down.

para acabar, acho que o metal se vai manter igual. nao prevejo uma evoluçao assim em grande escala, apenas de uma ou outra banda com tendencia a passar para o lado mais electronico. mas nada que ja nao se passe agora.







afro
ajgod
ajgod
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1497
Idade : 34
Localização : Fafe @ Braga
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Re: Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por ag-nostik Qui 01 maio 2008, 07:29

bem ora cá vai a minha visão do que é o metal e pq é q me identifico com ele nao respondendo a nenhuma pergunta em concreto mas de uma forma geral a todas:

o metal é um género/vertente musical classificado em certas circunstâncias como o underground da musica contemporânea,e porquê?,fàçil de responder a escala de pessoas q se identificam com este género musical,em relação a outro estilo qq(hip hop,rock,techno,trance,etc..) é minuscula...ao mesmo tempo gostar de metal é ser unico,é sentir na pele um arrepiozinho sempre q se ouve um musica ou banda(nao estou a dizer q fora do metal isso nao exista)mas neste meio é diferente e quem gosta de metal acho q percebe o que estou a falar...

quando começei a ouvir metal e a entrar neste meio tinha eu os meus 14 aninhos,obviamente q antes disso passei pela fase do grunge,do punk rock,e sim foi um passo importante pa começar a apreciar musica nao electrizada...

mais um aspecto importante de realçar é que isto é um ciclo vicioso.quero com isto dizer a uma pessoa arrasta a outra,pelo menos foi o que me aconteceu a mim,começei a ouvir metal numa brincadeira de intervalo da escola...fui abordado por um colega de turma em que ele mostrava o seu espanto ao ouvir uma banda de "altos berros"senao me engano seria tb a sua primeira tape e a sua primeira experiencia no metal..mt honestamente assim a primeira impressão nao fiquei mt cativado..mas tornou-ne uma rotina ouvir aquele género de musica,diria até uma moda,visto que muitos dos que eu conheci e com quem passava os intervalos a curtir musica,hoje em dia estão desligados...

ideológicamente o metal nao é uma vertente muito diferente das restantes vertentes musicais...aborda temáticas como intervenção politico social,religião e as influências q a religião tem sobre o homem...claro q dentro do metal tb existem sub géneros,temos o black.o death,o trash,o grind core,hard core...entre muitas outras e claro q dentro destes sub géneros cada banda aborda essas temáticas de formas diferentes,mas a essência critica está geralmente lá...

um metaleiro desde sempre foi visto e menosprezado pela sociedade ou pela maior parte dos seus constituintes,nao só pela sua forma de vestir(normalmente roupa preta)mas tb pela sua forma de pensar(no que diz respeito a questões religiosas),atençao que nem todo o metaleiro é obrigado a ver as coisas dessa forma estou só a dar uma visão generalizada da coisa...até pq muitas vezes se uma banda aborda aspectos que se identificam menos cmg sou o primeiro a mostrar a minha opinião em contrário,nesse aspecto sim diria q a musica intrumentalmente dita é mt importante mas saber do que se trata tb o é...obvio q nao tenho uma enciclopédia de letras na cabeça mas tenho uma noçao daquilo que as bandas que eu gosto abordam...

resumindo e concluindo ser metaleiro é algo que só um metaleiro percebe e que muitos gostavam de perceber...para isso lanço um apelo nao se deixem ir por modas mas sintam aquilo que são e que ouvem...
ag-nostik
ag-nostik
Gold Member
Gold Member

Número de Mensagens : 925
Data de inscrição : 31/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Re: Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por FreezingMoon Qui 01 maio 2008, 16:09

antes de mais concordo com praticamente tudo o que foi dito ate agora sendo assim vo tentar nao me alongar muito...

1-adoro metal,apesar de gostar de outros generos musicais, o metal e realmente aquele que nao consigo evitar.
principalmente black\death metal.

2- a visao geral em relaçao ao metal,a qq lado que se va o metaleiro e sempre visto com desconfiança,tb e verdade que isso as vezes da um certo gozo. normalmente e visto como uma cambada de drogados satanicos e de pessoal k so ouve barulho. o pessoal nao se da ao trabalho de ouvir e tentar perceber.
a verdade e k a comunicaçao social moldadora de opinioes nunca ajudou a desmistificar essa ma imagem,antes pelo contrario.
lembram-se do homicidio de ilhavo e todo aquele enfase em volta do facto de o homicida ser metaleiro?
e todos os dias nao ha filhos a matarem os pais? mas se ouvir musica popular tass bem ja nao fica ninguem chocado.

3-desde puto ja ouvia dire straits,uhf,gnr,
depois prai aos 12comecei a ouvir nirvana e offspring...
a partir do 10 ano e com a explosao do numetal e troca de mp3 com colegas que entretanto conheci, fui ao primeiro ermal.
e conheci bandas como dimmu borgir,cradle of filth,deicide,vader,moonspell....a lista seria extensa.

quando dei por mim ia regularmente a fests de metal extremo,comprava revisas,andava de tshirt de bandas todos os dias e a coleçao de albuns aumentava todos os dias... os intervalos a porta do pav.b da secundaria foi um palco importante dessa direcçao.

4-gosto de alguma musica alem metal. ex electronica,ambiental,rock e alguma pop dos anos 80.
alias tenho bastante abertura a outros estilos, apesar de em casa peaticamente so ouvir metal

5-nao existe uma receita apesar de a partida saber qual a direçao musical e se me vai agradar ou nao. gosto de musica que nao me seja indiferente, que me provoque emoçoes, o arrepio...a musica mais basica pode provocar tudo isto. sinceramente nao sou muito virado para virtuosidades... tipo ya tu e k tokas mais isso a mim nao me diz nada.

6- identifico me com alguma ideologias,apesar de para mim o instrumental ser o mais importante, sera algo incoerente?
sendo o metal um genero extremo e normal k a mensagem seja extrema. nao podera e ser levada sempre a letra.e uma forma de arte,se bem k certas bandas existam como forma de esppalhar ideologias.mas sao poucos casos.na gereralidade vejo o pessoal a divertir-se com a tematica. todos temos algo de violento em nos. nao sou eu k oiço mayhem gorgoroth, deicide ou cenas de grindcore que me faz mais violento em relaçao ao homenzinho do campo que gosta de cantares ao desafio.
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Re: Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por FreezingMoon Qui 01 maio 2008, 16:14

quanto ao futuro nao sei, nao conheço muitos putos actualmente que curtam metal, gostem de ir a concertos,comprar cds...

qunto ao genero em si e imortal, uns sub generos mantendo-se mais fieis ao old school outras bandas inserindo influecias de jazz electronica e recursos a instrumentos mais tradicionais,outras com som mais avantgarde e recorrendo a tecnologia e sintetizadores, no entanto o poder de uma guitarra electrica e da bateria estao la como nao se ve noutros generos.


desc so prai alguns erros e algum portugues maldizido...lol
mas no geral e isto...


Última edição por freezing_moon em Qui 01 maio 2008, 16:36, editado 1 vez(es)
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Re: Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por King_Pito Qui 01 maio 2008, 16:33

- Gostas de metal (dah:p Se quiserem especificar os sub-géneros que preferem...)l? Porquê?

Gosto de quase todo o tipo de metal, destacando o Death, Black, Heavy, (recentemente) viking (ando vidrado em amon amarth e Mithotyn), grind core...

- Qual achas ser a visão da população geral em relação ao metal?

Acho que de um ponto de vista geral, o metal destaca-se pela negativa para a maior parte das pessoas, pois "ah e tal um gajo berrar meia dúzia de musicas não tem sentido nenhum", por outro lado há a questão da religião e do estilo vestuário , onde predomina o preto, que faz estranhar a maioria das pessoas.

- Como foi o teu primeiro contacto com o género? Foi "amor à primeira vista" ou foi necessária uma certa "aprendizagem"?

Comecei a ouvir metal com +/- 11 anos (no meu 5º ano) quando um vizinho me começou a falar de Slipknot... acho que esta foi a 1ª banda de metal que ouvi e gostei imediatamente... a partir daí fui ouvindo algumas bandas como Machine Head, Soulfly, Limp Bizkit, Sepultura e só mais tarde é que fui descobrindo outros géneros, principalmente depois de ter ouvido Dimmu Borgir...

- Quais as bandas que te iniciaram? Quais aconselhas para alguém que queira conhecer bandas de metal? Olhando para trás, que achas das primeiras bandas que conheceste e que paralelo consegues fazer com as bandas que mais curtes actualmente? São muito diferentes?

Como ja disse Slipknot, Machine Head foi das primeiras bandas que ouvi e continuo a ouvir, o que quer dizer que ao longo dos anos expandi os generos musicais que tenho ouvido, mas nunca deixei a onda Heavy...
Dimmu Borgir, Kataklysm, Graveworm, foram as primeiras bandas de Black/Death que ouvi (aqui ja nos 14/15 anos)...

- Curtes músicas de outro género (pop/RnB/jazz/clássica/hip hop/Techno...)? Vês alguma semelhança entre os outros géneros que curtes e o metal?

Nos primeiros tempos ainda misturava um pouco a musica electrónica com o metal, mas hoje em dia so tenho ouvido mesmo metal...
Gosto de musicas que tenham uma boa guitarra clássica/acústica (daqui o facto de gostar muito do ultimo cd de amorphis), mas como e usada em varios estilos não consigo destacar nenhum...

- Quais os factores que te fazem apreciar uma música?

Gosto muito de bandas melódicas, o teclado e a sonoridade das guitarras, mas isto não e algo que consiga explicar.. ouve-se a musica e se gostar... gosto.

- Identificas-te com certas mensagens de violência (um tanto quanto provocadoras... inclusive em relação à religião) que algumas bandas transmitem? Se sim, em que sentido? Se não, não pensas ser um paradoxo curtires uma música que faz a propaganda de uma ideia com a qual não concordas? O aspecto instrumental/musical puro e duro, tem mais valor do que a letra?

As mensagens de violência penso que ficam apenas na musica.. aliás dos azeites que andam aos estalo a porta do Bowling não me parece que ouçam meta (pequeno aparte)...
Já as mensagens que transmite em relação a religião, não concordo totalmente com muitas mas não discordo também... acho que o aspecto instrumental é o mais importante e o que me cativa mais...

- O que conta mais para ti, letra ou música? Acreditas no "gostar de uma música pelo seu significado"? Se sim, como explicas o hipotético gosto por músicas cuja letra não se percebe à primeira (nem à segunda, e só mesmo à vigésima quarta!)?

A musica sem duvida.. também gosto de ver na net as letras (quando não se percebem por ouvido) para saber do que fala a musica.

- O que achas dos escândalos que têm "denegrido" o género? (como terem atribuído a culpa do massacre em columbine ao Marilyn Manson) Conheces alguns? Quais?

Já gostei de Marilyn Manson e nunca me apeteceu entrar num sitio e matar todos que la tiverem... Acho que não e a musica mas sim o facto de a forma de ser da pessoa ser automaticamente ligado ao estilo musical, o que não concordo mas são estereótipos que muitas pessoas têm...

- Como descreves a dita "comunidade metaleira"? O que a diferencia das outras? Se existisse uma "filosofia metaleira", qual seria?

Apesar de o pessoal com quem mais convivo não serem apreciadores de metal, acho que o que todos queremos e divertir e apreciar a musica...

- O que achas do fenómeno "Tokyo Hotel"?

Um degredo...

- Acreditas que este fenómeno possa ser o impulso para uma certa população aderir ao género e apreciar bandas "realmente" classificáveis como Metal?

Acho que quem começar a ouvir metal, tendo como base Tokio Hotel, nunca será grande apreciador do género.

- Como vês o futuro do género daqui a uns anos? Uma evolução positiva ou algo parecida com a evolução que conheceu o "grunge", por exemplo? Uma corrente que foi desvanecendo.. Ainda acreditas que o género possa renovar-se ou já se fez tudo?

Acho que está bem como está, mas possivelmente algumas bandas poderão experimentar algo diferente que pode ficar como pode não ficar...
Alias a umas décadas atrás, o metal so tinha 4 ou 5 sub-géneros, e hoje ta com muitos mais...
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Re: Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por NeikloT Sex 02 maio 2008, 17:29

Bem, brigadão a todos Wink Ainda bem que aquilo era um "exercício" porque... Citei alguns de vós, ne, e... tive que inventar os vossos nomes Very Happy lol So conheço o do Zinzens, mesmo, nem o Apelido do Freezing_Moon sei ('-_-). Mas pronto, muito obrigado, mesmo!










Eu oferecer finos? A quem? Quando? Mas porquê? Ui...
NeikloT
NeikloT
Power User
Power User

Número de Mensagens : 155
Idade : 37
Localização : Fafe - Braga
Data de inscrição : 13/04/2008

http://www.myspace.com/neiklotxxiv

Ir para o topo Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Re: Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por FreezingMoon Sex 02 maio 2008, 22:13

AHAHAHA....

LINCHAMENTO? Quem? Quando? ONDE? Mas porquê? Ui.. NAHHHH Laughing
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Re: Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por ajgod Sáb 03 maio 2008, 12:34

podias por o teu trabalho (link rapidshare) pa um gajo ver Very Happy
ajgod
ajgod
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1497
Idade : 34
Localização : Fafe @ Braga
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Re: Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por NeikloT Sáb 03 maio 2008, 21:55

Era um trabalho simplesinho (de 15000 caracteres). Como o meu PC morreu (e foi formatado :S) tive que redigi-lo num PC da UM. Acho que eles apagam tudo semanalmente, mas eu 2f vou lá ver se ainda está lá ^^

Não era para falar da história ou de bandas do Metal ou algo do género, era só mesmo saber quais os argumentos de quem gosta e quem não gosta. Mas dado que os entrevistados que não curtiam tinham poucos argumentos "Ai é só barulho" sendo basicamente o único, facilmente enquanto os entrevistava fazia-lhes perceber que simplesmente não conheciam bem o género. Logo tive que transformar aquilo para dar 15 000 caracteres e acabou por tornar-se numa espécie de "análise psicológica" Very Happy Tipo, qual o perfile do metaleiro? Um gajo que não sabe o que é música e só quer é "destruição"? Um gajo frustrado da sociedade que procura libertar tudo no moshe dos concertos? Simplesmente um gajo que curte musicalmente o género, se revê em alguma agressividade típica do género, assim como nas mensagens/críticas inerentes ao estilo? Ou um perdido da vida daltónico e surdo?

Destruí alguns mitos.. Falei num ponto lançado pelo Freezing Moon sobre a facilidade com a qual os media aproveitavam o Metal para justificar qualquer merda (inclusive falei no Massacre em Columbine como mencionado acima, mas aproveitei o caso que ele referiu, também). Falei na abertura de espírito (mas também referi que alguns trues bem teimosos que só ouvem aquilo, só andam por meios metaleiros e têm ideias assim para o intolerante), no aspecto visual e na sua ligação com o religioso (sim, pq eu acho, e isso é a minha opinião, que há outros géneros musicais bem underground que tb mereciam a mesma má publicidade que o Metal recebeu... um dos factores para o Metal ser o bode expiatório é a sua dura crítica ao cristianismo e o modo como os símbolos cristãos foram aproveitados e "transformados" - pentagrama e cruz invertida, o preto, etc... - ora isso num mundo maioritariamente cristão também ajuda a criar a fama que o Metal hoje em dia tem), nas novas correntes e assim... Queria ter falado no facto do Metal também ser uma maneira de te afirmares numa sociedade muito igual. Para alguns, vestir-se à metaleiro é mais por uma questão de "wanna be alguém" do que propriamente por se identificar com o género, mas pronto... escrito numa hora e meia, à pressão, não dava tempo pa pensar ou escrever algo de jeito! Wink Também queria ter posto a curiosidade do Heavy Metal ser o género musical preferido dos jovens sobre-dotados intelectualmente Very Happy Acho que ficava bem... mas pronto. Tá feito, ke se foda!

Eu vou procurar, ainda assim... se estiver eu disponibilizo. Até dá para rir (sabendo que tenho pouco jeitos para inventar nomes... Very Happy).

Mais uma vez, obrigado Wink
NeikloT
NeikloT
Power User
Power User

Número de Mensagens : 155
Idade : 37
Localização : Fafe - Braga
Data de inscrição : 13/04/2008

http://www.myspace.com/neiklotxxiv

Ir para o topo Ir para baixo

Gostam? ... mas porquê? Empty Re: Gostam? ... mas porquê?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos