Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO

Ir para baixo

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Empty SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO

Mensagem por jsfafe Ter 21 Out 2008, 02:53

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Cartaz11


A Juventude Socialista de Fafe vai realizar no dia 25 de Outubro (Sábado), uma campanha de sensibilização e prevenção do cancro do colo do útero – doença causada por um vírus que altera as células do colo uterino, provocando lesões, que em alguns casos progridem para lesões cancerosas – direccionada em particular às jovens mulheres do concelho de Fafe.

Sob o lema “Prevenir ainda é o melhor remédio”, a Juventude Socialista de Fafe estará sábado de manhã às 11h, acompanhada pela Dra. Sónia Fertuzinhos (Deputada da Assembleia da República – Comissão de Saúde), pela Dra. Ana Marques (Associação Europeia do Cancro do Cólon do Útero – ECCA), e pelo Dr. Adhemar Longatto (Universidade do Minho – Escola de Ciências da Saúde) presente no centro da cidade em contacto directo com a população, entregando material informativo sobre a doença e as formas de prevenção do cancro do colo do útero.

Estudos recentes mostram que quase metade das portuguesas, sobretudo as mais jovens, desconhecem as medidas de prevenção do cancro do colo do útero, como o rastreio, sendo que quando detectado no início, o tratamento pode ter uma taxa elevada de sucesso. De facto, a Juventude Socialista de Fafe não podia ficar indiferente perante números que mostram que na União Europeia, o cancro do colo do útero sucede ao cancro da mama como a segunda causa de morte por cancro em mulheres com idades entre os 15 e 44 anos. Em Portugal, onde morrem anualmente 300 mulheres com esta doença, surgem todos os anos 958 novos casos de cancro do colo do útero, o que constitui uma das maiores taxas de incidência na União Europeia.

A Juventude Socialista de Fafe, que realça as medidas introduzidas pelo Governo ao possibilitar através do Serviço Nacional de Saúde o acesso de todas as jovens à vacina de prevenção do cancro do colo do útero, vai ainda na tarde de 25 de Outubro (Sábado), a partir das 15h, promover uma sessão de debate e informação no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, aberta à população em geral, e em particular às jovens de Fafe.

Com esta sessão de debate e informação, que contará com a presença da Dra. Sónia Fertuzinhos (Deputada da Assembleia da República – Comissão de Saúde), da Dra. Ana Marques (Associação Europeia do Cancro do Cólon do Útero – ECCA), e do Dr. Adhemar Longatto (Universidade do Minho – Escola de Ciências da Saúde), a JS – Fafe pretende complementar e reforçar a luta contra o cancro do colo do útero, sensibilizando e alertando as mulheres fafenses para esta doença, contribuindo de modo decisivo para a diminuição da incidência e da mortalidade das mulheres por cancro do colo do útero



Para mais informações e acederes aos nosso canais de divulgação:

www.jsfafe.blogspot.com

www.youtube.com/jsfafe

http://hi5.com/friend/339682841--JSFafe--Profile-html
jsfafe
jsfafe
User
User

Número de Mensagens : 36
Localização : Fafe
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.jsfafe.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Empty SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO

Mensagem por jsfafe Seg 27 Out 2008, 05:17

A Juventude Socialista de Fafe realizou na manhã do dia 25 de Outubro (Sábado), uma campanha de sensibilização e prevenção do cancro do colo do útero – doença causada por um vírus que altera as células do colo uterino, provocando lesões, que em alguns casos progridem para lesões cancerosas – direccionada em particular às jovens mulheres do concelho de Fafe.

Sob o lema “Prevenir ainda é o melhor remédio”, a JS – Fafe esteve na manhã de sábado, acompanhada pela Dra. Sónia Fertuzinhos (Deputada da Assembleia da República – Comissão de Saúde), pela Dra. Ana Matos (Ginecologista - Associação Europeia do Cancro do Cólon do Útero) e pelo Dr. Adhemar Longatto (Universidade do Minho – Escola de Ciências da Saúde) presente no centro da cidade em contacto directo com a população, entregando material informativo sobre a doença e as formas de prevenção do cancro do colo do útero.

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Campan10

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Campan11


Tendo em linha de conta que quase metade das portuguesas, sobretudo as mais jovens, desconhecem as medidas de prevenção do cancro do colo do útero, como o rastreio, e que em Portugal morrem anualmente 300 mulheres com esta doença, a Juventude Socialista de Fafe realizou na tarde de sábado às 15h, uma sessão de debate e informação no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe que se encheu de população, particularmente de mulheres.

Esta sessão de debate e informação, que foi aberta à população em geral, e em particular às jovens de Fafe, contou com a presença da Dra. Sónia Fertuzinhos (Deputada da Assembleia da República – Comissão de Saúde), da Dra. Ana Matos (Ginecologista - Associação Europeia do Cancro do Cólon do Útero), do Professor Doutor Adhemar Longatto (Universidade do Minho – Escola de Ciências da Saúde), e da Enfermeira Licínia Freitas (Unidade de Saúde Familiar – Novo Cuidar.

A primeira intervenção ficou a cargo da Dra. Ana Matos que de forma acessível explicou o que é o cancro do colo do útero, o que o provoca, como pode ser tratado e o que se pode fazer para o prevenir. Salientou que “o cancro do colo do útero é uma situação grave, sendo que em Portugal, morrem anualmente 300 mulheres com esta doença, surgindo todos os anos 958 novos casos de cancro do colo do útero o que constitui uma das maiores taxas de incidência na União Europeia”.


SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Sessao10

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Sessao12


O Professor Doutor Adhemar Longatto assentou a sua intervenção na necessidade e importância do rastreio do Cancro do Colo do Útero porque “os programas de rastreio podem prevenir até 80% das situações de cancro do colo do útero”, e quando complementados com “o teste do HPV e a vacinação contra o HPV pode-se reduzir ainda mais os números desta doença”.

Por seu lado a Enfermeira Licínia Freitas explanou sinteticamente as medidas e meios que o Centro de Saúde dispõe nesta área, sendo que a partir da próxima segunda – feira (27 de Outubro) em consonância com a estratégia do Sistema Nacional de Saúde “as raparigas de Fafe com 13 anos poderão começar a ser vacinadas contra o papiloma vírus, que provoca o cancro do colo do útero. Acrescentando que “este ano serão vacinadas as raparigas nascidas em 1995, em 2009 as jovens de 1996 e em 2010 as que nasceram em 1997, de 2009 a 2011, chegará às jovens de 17 anos”.

A deputada Sónia Fertuzinhos que realçou esta iniciativa da Juventude Socialista enquanto verdadeira missão e espírito de uma juventude partidária salientou a responsabilidade e o papel do poder político na luta contra o cancro do colo do útero. Saliente-se a estratégia governativa abrangente que “possibilita através do Serviço Nacional de Saúde o acesso de todas as jovens à vacina de prevenção do cancro do colo do útero”.

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Sessao13


A Sessão de Informação compreendeu um período de debate, que particularmente as muitas mulheres presentes usaram para abordar os oradores colocando várias questões sobre esta doença e as quais foram esclarecidas pelos convidados. O líder da Juventude Socialista de Fafe, Daniel Bastos, encerrou a sessão agradecendo a presença de todos, em particular a disponibilidade dos oradores, afirmando que “a JS – Fafe enquanto escola de valores sentia-se orgulhosa por ter contribuído para o esclarecimento de uma temática tão importante, reforçando assim a luta contra o cancro do colo do útero ao sensibilizar e alertar as mulheres fafenses para esta doença”.



Para mais informações e acederes aos nosso canais de divulgação:


www.jsfafe.blogspot.com

www.youtube.com/jsfafe

http://hi5.com/friend/339682841--JSFafe--Profile-html
jsfafe
jsfafe
User
User

Número de Mensagens : 36
Localização : Fafe
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.jsfafe.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Empty Petição STOP ao Cancro do Colo do Útero

Mensagem por jsfafe Seg 10 Nov 2008, 04:18

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Headerro3.thSESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Thpix


A Juventude Socialista de Fafe associou-se a uma petição que tem como principal objectivo chamar a atenção do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e de todos os Governos Nacionais da Europa para implementarem programas de rastreio organizados contra o cancro do colo do útero que providenciarão uma protecção mais eficaz contra o cancro do colo do útero em todas as mulheres da Europa.

A Juventude Socialista de Fafe, que no dia 25 de Outubro realizou uma campanha de sensibilização e prevenção do cancro do colo do útero na cidade de Fafe, e organizou no mesmo dia à tarde no auditório da Biblioteca Municipal uma sessão de debate e informação que se encheu de população, particularmente de mulheres, alerta para o facto de anualmente serem diagnosticados cerca de 500.000 cancros do colo do útero em todo o mundo e 250.000 mulheres morrerem por esta doença neste período de tempo

Na Europa são anualmente diagnosticados cerca de 33.500 cancros do colo do útero e 15.000 mulheres morrem em consequência da doença por ano, apesar do rastreio para a detecção numa fase inicial, o cancro do colo do útero permanece a segunda maior causa de morte (a seguir ao cancro da mama) entre mulheres jovens (idades compreendidas entre os 15 – 44), na Europa.


• Para mais informações consulta:
http://www.passaapalavra.com/default.aspx?pid=14&sid=5

• Assina a petição aqui:
http://www.cervicalcancerpetition.eu/



Para mais informações e acederes aos nosso canais de divulgação:

www.jsfafe.blogspot.com

www.youtube.com/jsfafe

http://hi5.com/friend/339682841--JSFafe--Profile-html
jsfafe
jsfafe
User
User

Número de Mensagens : 36
Localização : Fafe
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.jsfafe.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO Empty Re: SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE CANCRO DO COLO DO ÚTERO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos