Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dois candidatos ao 5.º canal

Ir para baixo

Dois candidatos ao 5.º canal Empty Dois candidatos ao 5.º canal

Mensagem por King_Pito Sáb 24 Jan 2009, 11:09

Proposta de jornalistas assenta na Informação própria enquanto Zon recorre a serviços externos

Afinal, a Zon Multimédia não concorre sozinha à licença para o quinto canal de televisão. Um grupo de jornalistas, encabeçado por Carlos Pinto Coelho e David Borges, entra na corrida por "uma questão de cidadania".

A proposta destes últimos é mais ambiciosa do que a da distribuidora de televisão por cabo: prevê a produção própria de conteúdos, noticiário e entretenimento, envolvendo 300 profissionais. "A informação é a nossa menina de ouro ", anunciou Carlos Pinto Coelho. E o seu capital, garantiu, será "totalmente português".

As duas candidaturas deram ontem entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que esta manhã abre as propostas. Enquanto que a da Zon era aguardada, a dos jornalistas apanhou todos de surpresa. "Haver mais do que uma candidatura mostra que a licença tem valor", disse o porta-voz da Zon.

O antigo apresentador do programa "Acontece", da RTP2, explicou que este grupo, constituído também por Ana Paula Rangel (filha de Emídio Rangel), João Salvado e Augusto Boucinha, realizador e jornalista do núcleo de amigos de Emídio Rangel, tal como David Borges, ex-apresentador de "Os Donos das Bola", formou uma empresa de propósito, denominada Telecinco SA, "por uma questão de cidadania". "Esta é a derradeira possibilidade que Portugal tem de fazer um canal por via hertziana".

Por isso, o projecto é "caro". "Vamos ter instalações próprias, construir estúdios e equipá-los com meios para satélite e digitais de última geração", adiantou, sublinhando que a aposta será a informação e que a ideia é formar jovens jornalistas. A produção nacional será feita internamente. "Não gostamos de 'outsourcing'. Abrimos um restaurante de comidinha caseira", disse Pinto Coelho.

Questionado sobre o financiamento, o porta-voz da Telecinco SA, negou categoricamente a existência de capitais angolanos ou espanhóis no projecto: "O capital é integralmente constituído por portugueses". E remete o anúncio para a altura em que se souber qual das propostas vence o concurso. "Parte do plano financeiro ficará reservado até ao dia em que se souber quem ganhou a licença. Não vamos expor essas empresas antes do tempo", sublinhou, adiantando que a ERC não obriga a revelá-lo antes. Para já, tiveram que entregar 70 mil euros a acompanhar o dossiê, Dinheiro que saiu do bolso dos sócios.

João Salvado limitou-se a dizer que há vários grupos económicos interessados em participar no projecto. Em jeito de brincadeira, contou: "Se cada pessoa que já me ligou hoje a felicitar-me, contribuísse com um euro, já teríamos muito dinheiro". Disse ainda: "Espero que a ERC o analise no âmbito do impacto social que terá".

Também foi negada qualquer afinidade com o projecto que Emídio Rangel terá preparado inicialmente, na qualidade de consultor para a Zon Multimédia. O ex-director da SIC e da RTP demarcou-se, entretanto, do modelo incomparavelmente mais modesto apresentado pela operadora. "O Rangel não está connosco. Mas, se nos telefonar, será bem vindo no primeiro minuto", rematou Pinto Coelho.

No que diz respeito à proposta da Zon, tal como o JN noticiou, esta foi condicionada pela conjuntura económica. O recurso a serviços externos - "outsourcing" - está previsto e ao que o JN conseguiu apurar, no caso da Informação, a operadora inspirou-se no modelo em vigor no britânico Channel 5. O projecto da Zon está mais "preocupado com a rentabilidade do que com as audiências".
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos