Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tratado de Lisboa entrou em vigor

Ir para baixo

Tratado de Lisboa entrou em vigor Empty Tratado de Lisboa entrou em vigor

Mensagem por King_Pito Qua 02 Dez 2009, 04:21

Teve lugar ontem, dia 1 de Dezembro a entrada em vigor do Tratado de Lisboa . Os líderes dos 27 países da UE estiveram ontem reunidos na capital portuguesa, para participar na cerimónia.
A União Europeia tem assim novas regras e instituições políticas depois de anos de impasses. O primeiro-ministro português, José Sócrates, referiu que as alterações propostas irão tornar a «Europa mais forte, porque os valores europeus são os valores do direito internacional».


Tratado de Lisboa entrou em vigor Socratestratado-de-lisboa


Também na cerimónia, o Presidente da República, Cavaco Silva, referiu que «A Europa fica mais apta mas simultaneamente mais responsável. Melhor preparada para enfrentar a crise económica e financeira e as suas consequências, como é o desemprego».

Para o líder da Comissão Europeia, Durão Barroso, este tratado «constitui um símbolo de uma Europa reunificada, livre e democrática», alertando para que «os tratados, só por si, não chegam, nada substitui a determinação e a vontade política».

O novo tratado - que se sucede ao de Nice, que entrou em vigor em 2001 - traz importantes alterações na forma de funcionamento das instituições da União, que se repercutirão na vida dos cidadãos: foram simplificados os processos de decisão no seio do Conselho Europeu, o órgão executivo, alargando-se as áreas onde são necessárias apenas maiorias qualificadas para se tomarem decisões. Também o Parlamento Europeu verá os seus poderes reforçados, intervirá em mais áreas e terá um papel decisivo no orçamento da União.

Com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a UE passará a ter apenas uma voz no mundo, com a criação do cargo de Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, na figura da britânica Catherine Ashton. A Europa terá também, pela primeira vez, personalidade jurídica própria, que lhe permitirá assinar, por exemplo, tratados internacionais.
King_Pito
King_Pito
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 1308
Idade : 33
Localização : Fafe
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos