Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bill Gates defende Energia Nuclear

Ir em baixo

Bill Gates defende Energia Nuclear Empty Bill Gates defende Energia Nuclear

Mensagem por FreezingMoon em Qui 25 Fev 2010, 08:16

As Energias Limpas arranjaram um novo aliado de peso. Bill Gates, fundador da Microsoft e reconhecido filantropo, afirmou, na conferência do TED, que a partir de agora, a sua maior aposta seriam as Energias Limpas.

Aposta que considerava mais importante, para os 2 biliões de habitantes mais pobres do Planeta, do que a descoberta de uma nova vacina.

O TED é um influente grupo, sem fins lucrativos, dedicado "às ideias que vale a pena espalhar". Pelas conferências do TED têm passado alguns dos mais relevantes ‘opinion makers' da actualidade.

Sem gravata, de camisa branca e calça preta, num discurso de meia hora, bem encenado, inspirador e cheio de optimismo, Bill Gates transmitiu as suas ideias sobre os desafios que se nos colocam, nas áreas da Energia e do Clima. As opiniões de um dos homens mais ricos do Mundo são sempre de levar a sério, tanto mais que ele se faz aconselhar pelos melhores cientistas.

A intervenção de Bill Gates foi surpreendente por dois motivos. Primeiro, pela proposta apresentada: conseguir, até 2050, passar o custo da energia para metade, eliminando ao mesmo tempo as emissões de CO2!

Depois, pela aposta no Nuclear, tecnologia em torno da qual se criou, nos últimos anos, um tabu. A aposta de Bill Gates no nuclear é inovadora.

Com efeito, a proposta é utilizar-se, como combustível, o urânio empobrecido, que existe em abundância, como resultado do funcionamento das actuais centrais nucleares. Ficaria, assim, de imediato, encontrada a forma de se eliminarem os resíduos nucleares. Gates terá investido dezenas de milhões de dólares na TerraPower, uma ‘start-up' que desenvolve este tipo de tecnologia.

Bill Gates, defendeu que, se queremos deixar de contribuir para as alterações climáticas, a emissão de CO2, com origem na actividade humana, deverá, necessariamente, ser nula num horizonte de 2050. E a partir desta premissa desenvolveu o seu raciocínio em torno da fórmula:
CO2 = População X (Serviços/Pessoa) X (Energia/Serviço) X (CO2/kWh)

Num horizonte de 2050 a população mundial crescerá, muito provavelmente, 30%; a quantidade de serviços por pessoa, deverá duplicar para que o bem estar da população possa continuar a melhorar; a energia necessária para produzir cada serviço poderá melhorar, quanto muito, por um factor de 6, o que nos deixa ainda com 13 bT de CO2 anuais. O que leva Gates a concluir que em 2050 só poderemos utilizar fontes de energia que não emitam qualquer CO2.

Para o conseguir Bill Gates, considera que não há um "silver bullet" e que se deverá apostar no sequestro de carbono e nas energias nuclear, eólica e solar ( tanto fotovoltaica como térmica). E também no armazenamento de energia. E que em cada uma destas fileiras terá que aparecer uma centena de ‘start-ups' que viabilizem o milagre de "Inovarmos para Zero Emissões".
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 35
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bill Gates defende Energia Nuclear Empty Re: Bill Gates defende Energia Nuclear

Mensagem por Quim em Qui 25 Fev 2010, 08:28

Já saquei esta TED Talk mas ainda não a vi.

Que se passa com a indústria informática que se virou de repente para as energias?!?
Quim
Quim
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 437
Data de inscrição : 22/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bill Gates defende Energia Nuclear Empty Re: Bill Gates defende Energia Nuclear

Mensagem por max em Qui 25 Fev 2010, 09:08

É onde anda o dinheiro...

max
Hardcore User
Hardcore User

Número de Mensagens : 282
Data de inscrição : 26/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bill Gates defende Energia Nuclear Empty Re: Bill Gates defende Energia Nuclear

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum