Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Benfica tem a maioria dos deputados

Ir para baixo

Benfica tem a maioria dos deputados Empty Benfica tem a maioria dos deputados

Mensagem por FreezingMoon Seg 12 Abr 2010, 13:16

Águias cativam mais nove deputados (68) do que o Sporting. Já o Sp. Braga não tem qualquer representante.

Um "Census do senso comum" contabiliza seis milhões de adeptos do Benfica em Portugal, mas na Assembleia da República esse domínio está mais diluído, embora o clube da Luz ganhe em quase todas as frentes nas preferências dos deputados. Curiosamente, o rival dos encarnados pelo título deste ano, o Sp. Braga, não tem qualquer representante no Parlamento, nem no Governo (ver infografia e texto ao lado) - do círculo eleitoral de Braga, a maioria dos deputados são... benfiquistas (7).

O domínio do Benfica (68) entre os deputados é maioritário, mas não é absoluto. Nas várias contabilidades, há duas "categorias" que são "ganhas" pelo Sporting (59), clube com mais adeptos no PSD (23 em 81) e que recolhe as preferências suficientes para "conquistar" sete dos 28 círculos eleitorais. O FC Porto (41) é o terceiro com mais adeptos.

Na contabilidade total, o Parlamento é maioritariamente "encarnado" (68 adeptos entre 230 deputados), mas os números são tão repartidos, sobretudo entre os três grandes, que o Benfica seria forçado a uma grande "ginástica" negocial para manter a estabilidade em quatro anos de mandato.

A distantes 48 "deputados" para uma maioria absoluta, um "governo encarnado" seria obrigado a uma dedicação permanente a estabelecer acordos com as restantes nove "bancadas". Na melhor das hipóteses, convencer Sporting (59) e FC Porto (41) a abster-se, de forma a validarem as suas políticas. Num hipotético cenário de um projecto de alteração à Constituição, o trabalho do Benfica seria mais hercúleo, já que uma revisão extraordinária da lei fundamental exige o aval de 184 votos e nem os três grandes juntos chegam a esse número (168).

Por partidos, o Benfica também recolhe a simpatia maioritária de PS (33 em 97), CDS-PP (oito em 21), BE (quatro em 16, com a nota que neste partido ganham os deputados sem clube, cinco) e PCP (cinco em 13), enquanto no PEV os encarnados têm de repartir as preferências com o Sporting (um deputado para cada um dos rivais).

A tendência benfiquista na AR tem uma grande "queda" no PSD, partido que tem mais adeptos do Sporting (23) e FC Porto (19), enquanto os "encarnados" têm a preferência de 17 dos 81 eleitos.
FreezingMoon
FreezingMoon
FórumAdmin
FórumAdmin

Número de Mensagens : 2395
Idade : 38
Localização : Fafe\Guimaraes
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos