Fórum Fafe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Ir para baixo

CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES Empty CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Mensagem por jsfafe Qua 15 Out 2008, 11:46

CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES Cartaz12


A Juventude Socialista de Fafe no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, vai promover a partir do fim desta semana, uma campanha de informação sobre alimentação saudável, e de prevenção de distúrbios alimentares, direccionada em particular aos jovens do concelho de Fafe.

Numa época em que o aumento da obesidade entre os adolescentes e consequentes problemas de saúde assume uma importância vital ao nível da saúde pública e qualidade de vida, e em que inclusivamente os estudos mais recentes apontam Portugal como o “vice-campeão” da Europa em excesso de peso nas camadas mais jovens, a JS – Fafe vai no dia 16 de Outubro (Quinta – Feira) – Dia Mundial da Alimentação –, junto da Escola Secundária de Fafe, da Escola EB 2, 3 Prof. Carlos Teixeira, e da Escola Profissional de Fafe, distribuir à comunidade escolar material informativo sobre alimentação saudável, designadamente mil marcadores com recomendações para uma alimentação saudável e mil exemplares de um pequeno livro sobre o pequeno almoço saudável.

Na sociedade actual – onde o físico e os estereótipos de beleza, promovidos pelos meios de comunicação, pela publicidade e até por celebridades ligadas ao mundo da moda e da música são encarados como sinónimos de sucesso –, tem-se assistido ao aumento entre a juventude de casos de anorexia e bulimia, especialmente no sexo feminino. Estudos recentes indicam inclusive que cerca de 25 mil jovens portuguesas sofrem de distúrbios alimentares – três mil são vítimas de anorexia e 2500 vivem com bulimia.

A Juventude Socialista de Fafe não podia ficar indiferente a esta realidade, sendo que no sentido de criar nos jovens do concelho de Fafe uma perspectiva crítica quanto aos distúrbios alimentares e quanto aos padrões de beleza mediatizados, vai realizar no dia 17 de Outubro (Sexta - Feira) uma sessão de debate e informação no Café H7 às 21:30, que contará com a presença da Dra. Alexandra Gonçalves (Psicóloga – Directora Técnica do Centro Psicoterapêutico Etapas), e com a Dra. Eliana Cunha (Nutricionista).

Esta tertúlia é aberta à população em geral, e em particular aos jovens de Fafe e aos elementos que intervêm na educação desses mesmo jovens (pais, professores, etc.), e pretende envolver, sensibilizar, alertar e informar toda a sociedade fafense para o flagelo da anorexia e bulimia, de modo a promover-se uma consciência social relativa aos distúrbios alimentares, assim como uma cidadania responsável e saudável que melhore a saúde pública e aumente a qualidade de vida.



Para mais informações e acederes aos nosso canais de divulgação:



www.jsfafe.blogspot.com

www.youtube.com/jsfafe

http://hi5.com/friend/339682841--JSFafe--Profile-html


Última edição por jsfafe em Dom 19 Out 2008, 09:31, editado 1 vez(es)
jsfafe
jsfafe
User
User

Número de Mensagens : 36
Localização : Fafe
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.jsfafe.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES Empty CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES NO CONCELHO DE FAFE

Mensagem por jsfafe Dom 19 Out 2008, 09:15

A Juventude Socialista de Fafe, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, realizou no dia 16 e 17 de Outubro, uma ampla campanha de informação sobre alimentação saudável, e de prevenção de distúrbios alimentares, direccionada em particular aos jovens do concelho de Fafe.

Tendo em linha de conta que o aumento da obesidade entre os adolescentes assume na actualidade uma importância vital ao nível da saúde pública, sendo que inclusivamente estudos recentes apontam Portugal como o “vice-campeão” da Europa em excesso de peso nas camadas mais jovens, a JS – Fafe na manhã do dia 16 de Outubro (Quinta – Feira) – Dia Mundial da Alimentação –, distribuiu junto da Escola Secundária de Fafe, da Escola EB 2, 3 Prof. Carlos Teixeira, e da Escola Profissional de Fafe, mil marcadores com recomendações para uma alimentação saudável e mil exemplares de um pequeno livro sobre o pequeno almoço saudável.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE
CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES Escola10




Assistindo-se actualmente também ao aumento entre a juventude de casos de anorexia e bulimia, especialmente no sexo feminino – estima-se que cerca de 25 mil jovens portuguesas sofrem de distúrbios alimentares (três mil são vítimas de anorexia e 2500 vivem com bulimia) – a Juventude Socialista de Fafe procurando criar nos jovens do concelho de Fafe uma perspectiva crítica quanto aos distúrbios alimentares realizou no dia 17 de Outubro (Sexta - Feira) uma tertúlia no Café H7 às 21:30, que contou com a presença da Dra. Alexandra Gonçalves (Psicóloga – Directora Técnica do Centro Psicoterapêutico Etapas), e com a Dra. Eliana Cunha (Nutricionista).



CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES Orador10

Esta tertúlia que era aberta à população em geral, e em particular aos jovens de Fafe, contou com a presença de bastantes jovens assim como pais e professores.Durante a tertúlia a nutricionista Eliana Cunha desafiou os jovens e encarregados de educação a terem uma dieta tradicional mediterrânica, ou seja, uma dieta rica em vegetais e feijão, carne em moderação, peixe com frequência, muita fruta e vegetais. Este é o verdadeiro segredo para uma alimentação saudável, essencial na protecção de doenças como o cancro, doenças cardiovasculares e outras.
Por sua vez, a psicóloga Alexandra Gonçalves alertou os encarregados de educação presentes na sessão que o culto da magreza e o receio de ver a balança apontar mais algumas gramas, leva actualmente milhares de jovens a refugiar-se em dietas planeadas por eles próprios e que podem ter reflexos gravíssimos na saúde. Nesse sentido alertou os jovens e pais para a importância da identificação de distúrbios alimentares como a anorexia e bulimia, descrevendo quais os sintomas e quais os instrumentos e as técnicas de avaliação e tratamento disponíveis.
Todas as pessoas presentes tiveram ainda oportunidade de abordar as oradoras sobre as temáticas analisadas, sendo que no encerramento da iniciativa, o líder da estrutura socialista, Daniel Bastos, referiu que com esta iniciativa a Juventude Socialista de Fafe “pretendeu envolver, sensibilizar, alertar e informar toda a sociedade fafense para o flagelo da anorexia e bulimia, de modo a promover-se uma consciência social relativa aos distúrbios alimentares, assim como uma cidadania responsável e saudável que melhore a saúde pública e aumente a qualidade de vida”.


CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES Tertal10







CAMPANHA DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES Tertal11

Para mais informações e acederes aos outros vídeos e imagens desta e outras iniciativas acede aos nosso canais de divulgação:

www.jsfafe.blogspot.com

www.youtube.com/jsfafe

http://hi5.com/friend/339682841--JSFafe--Profile-html
jsfafe
jsfafe
User
User

Número de Mensagens : 36
Localização : Fafe
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.jsfafe.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos